Prefeitura de Manaus e Delegacia de Meio Ambiente realizam treinamento para combate à poluição sonora

De janeiro de 2021 a agosto de 2023, a Prefeitura de Manaus recebeu mais de 4,2 mil denúncias relacionadas à poluição sonora. E, para reforçar o combate a esse problema ambiental, a gestão municipal e a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) realizaram, na quarta-feira, 13/9, um treinamento para o uso de sonômetro em atividades que utilizam som.

O treinamento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e contou com técnicos do órgão municipal, além de peritos e investigadores da Dema, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Stroski, o treinamento vem fortalecer ainda mais o combate a esse problema ambiental.

“Do total de denúncias até agosto deste ano, 82% foram atendidas e constatadas pelas equipes de fiscalização da Semmas. Essa problemática tem sido discutida há décadas, estando presente, inclusive, na Constituição Federal, tratada pela Lei nº 6.938/81, onde é considerada como “degradação da qualidade ambiental”. Por isso que se faz necessário esse tipo de treinamento, quanto mais técnicos capacitados, mais o nosso raio de ação cresce”, disse Stroski.

A diretora do Departamento de Fiscalização da Semmas, Susy Pinheiro, informou que a Dema recebeu dois novos sonômetros e que o treinamento serviu para ambos os órgãos. “Já utilizamos o sonômetro há algum tempo, o que nos capacitou para treinar outros órgãos que passarão a usar esse instrumento, que é primordial para combater a poluição sonora”, destacou Susy.

Parceria 

A Prefeitura de Manaus vem realizando operações específicas para o enfrentamento da poluição sonora na cidade. Com o recebimento das denúncias, as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) vão às ruas para fiscalizar e orientar a população sobre esse problema.

“Não é um trabalho fácil. Muitas das vezes a gente se depara com cenários hostis, por isso que a parceria com a Semseg é de extrema importância. O que a gente percebe, quando vamos averiguar as denúncias, é que os envolvidos fazem grandes investimentos nos eventos, nos ambientes, mas esquecem o principal, que é se licenciar ou cuidar da acústica do local”, disse Susy.

Denúncias

A Semmas disponibiliza um número de WhatsApp para denúncias, que é o 98842-2161 ou o e-mail: [email protected].

Artigo anteriorAadesam faz mudanças em edital do Projeto Delas
Próximo artigoEntregador de delivery deve ou não subir até apartamento? Entenda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui