23.2 C
Manaus
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Amazonas FVS-RCP vence ExpoEpi com vigilância comunitária inovadora no Amazonas

FVS-RCP vence ExpoEpi com vigilância comunitária inovadora no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) conquistou o primeiro lugar na 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), realizada em Brasília. O reconhecimento foi concedido ao trabalho sobre a implantação da Vigilância Baseada em Eventos Comunitários (VBEC).

Inovação em Vigilância Comunitária

A iniciativa VBEC busca aproximar a comunidade das ações de saúde, promovendo a detecção precoce de riscos. A ExpoEpi é o principal evento de vigilância em saúde do país, reunindo experiências que inspiram soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Reconhecimento Nacional

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da conquista. “O reconhecimento vindo de quem participou do evento mostra a força de uma estratégia que conta com o olhar atento da comunidade para identificar sinais de risco”, afirmou.

O projeto piloto foi iniciado no ano anterior e expandido em 2024 para municípios como Tefé, Tabatinga e Parintins. O diretor técnico Augusto Zany ressaltou o trabalho coletivo. “É um resultado construído junto com parceiros da educação, saúde e saúde indígena”, disse.

Integração e Parcerias

O projeto VBEC envolveu a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Parintins, Tefé e Tabatinga, além do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Médio Rio Solimões e de Parintins.

A ExpoEpi, promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, visa compartilhar experiências e fortalecer a vigilância em saúde em todo o Brasil, abordando também os impactos das mudanças climáticas na saúde pública.

Com informações da Agência Amazonas