
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), promoveu nesta quinta-feira (25/6) uma caminhada em alusão ao Dia D da operação “Virtude”, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), e ao “Junho Violeta”, campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A mobilização ocorreu na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona Norte da capital, reunindo idosos, representantes de instituições de proteção, parceiros e moradores.
Compromisso coletivo contra a violência
A caminhada, com cerca de dois quilômetros, simbolizou o compromisso coletivo no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Os participantes levaram às ruas mensagens sobre a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos dos idosos, incentivando a denúncia de casos de violência, negligência, abandono e discriminação.
Fortalecimento da rede de proteção
O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou o compromisso da gestão do prefeito Renato Junior com políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e à defesa dos direitos da pessoa idosa. “O ‘Junho Violeta’ é um chamado para toda a sociedade. Precisamos combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa e fortalecer uma cultura de respeito, cuidado e valorização”, afirmou.
Conscientização e enfrentamento no Amazonas
O promotor de Justiça Mirtil Fernandes do Vale, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), ressaltou a importância da caminhada como ferramenta de conscientização. “É importante lembrar que grande parte dessas violências acontece dentro do ambiente familiar, mas elas também podem ocorrer em instituições financeiras, unidades de saúde e em outros espaços”, destacou.
Ampliação da conscientização popular
A moradora Nívea Oliveira, 47 anos, ressaltou a importância das ações da Prefeitura para ampliar a conscientização. “Quanto mais a população conhece os direitos, mais preparada ela fica para combater qualquer tipo de violência”, disse.
Sobre a campanha “Junho Violeta”
A campanha “Junho Violeta” visa sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, incentivando a denúncia de abusos e fortalecendo a rede de proteção. Ao longo do mês, a FDT realizou diversas ações educativas e de mobilização social em Manaus.
Com informações da Prefeitura de Manaus








