
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), intensifica as ações de proteção e prevenção a violações de direitos durante o 59º Festival de Parintins, com a campanha “Boi-bumbá para Todos”. A iniciativa abrange desde o credenciamento de crianças e adolescentes até a fiscalização integrada e o fortalecimento da rede de proteção local.
Segurança e acolhimento garantidos
A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, ressaltou o objetivo da campanha em garantir que todos os participantes, moradores e visitantes, possam desfrutar do festival com segurança e acolhimento. “Nosso compromisso é fazer com que todos possam viver essa grande festa com segurança, respeito aos direitos e acolhimento”, afirmou Pedrosa.
Capacitação e novas iniciativas
Uma capacitação para a equipe de segurança privada que atuará no Bumbódromo está prevista para ocorrer no Fórum da Comarca de Parintins. Além disso, os tricicleiros receberão a identificação de ‘Guardiões da Ilha’, e os bois-bumbás Caprichoso e Garantido receberão o ‘Selo Sejusc – Território de Direitos’, como resultado de capacitações anteriores.
A proteção da infância e adolescência será reforçada com atividades voltadas aos bois mirins e a entrega da placa do programa “Faça Bonito”, de combate à violência sexual. Pela primeira vez, o Bumbódromo contará com uma sala humanizada, oferecendo atendimento especializado e encaminhamento à rede de proteção para mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Credenciamento e abordagens
A partir de quinta-feira (25/06), o credenciamento de crianças e adolescentes para acesso aos eventos será realizado em pontos estratégicos da cidade, estendendo-se até o encerramento do festival. Durante as apresentações, equipes da Sejusc atuarão nos portões do Bumbódromo para triagem e abordagem, além de acompanhar as apresentações para orientação e atendimento em casos de violações de direitos.
Com informações da Agência Amazonas








