23.6 C
Manaus
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Manaus Prefeitura de Manaus intensifica campanha ‘Junho Violeta’ no Terminal 5 contra violência...

Prefeitura de Manaus intensifica campanha ‘Junho Violeta’ no Terminal 5 contra violência a idosos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), intensificou nesta terça-feira (23/6) a campanha “Junho Violeta” com uma ação de sensibilização no Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José Operário, zona Leste da capital. A iniciativa busca conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa.

Ação de conscientização no T5

Equipes da FDT distribuíram materiais informativos e orientaram passageiros sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa. O objetivo é levar informação e conscientização a quem utiliza o transporte público diariamente.

Importância de espaços de grande circulação

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou a relevância de realizar a campanha em locais de grande fluxo. “Os terminais de integração são espaços estratégicos para disseminar uma mensagem que precisa alcançar toda a sociedade”, afirmou. Ele ressaltou que envelhecer com dignidade é um direito e combater a violência contra idosos é uma responsabilidade coletiva.

Combate a diversas formas de violência

A mobilização alertou para tipos de violência como a física, psicológica, patrimonial, institucional, negligência e abandono. Foram divulgados os canais de denúncia, incentivando a comunicação anônima de violações de direitos aos órgãos competentes.

População elogia a iniciativa

O comerciante Maurício Aguiar, de 38 anos, elogiou a ação. “Acredito que essas ações são muito importantes para conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar e cuidar da população idosa”, comentou, ressaltando o alcance da informação em locais de grande circulação.

A iniciativa faz parte do calendário de atividades do “Junho Violeta”, que reafirma o compromisso da Prefeitura de Manaus com a proteção e valorização da pessoa idosa, promovendo políticas públicas para uma cidade mais humana e acolhedora.

Com informações da Prefeitura de Manaus