
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), intensificou nesta terça-feira (23/6) a campanha “Junho Violeta” com uma ação de sensibilização no Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José Operário, zona Leste da capital. A iniciativa busca conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa.
Ação de conscientização no T5
Equipes da FDT distribuíram materiais informativos e orientaram passageiros sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa. O objetivo é levar informação e conscientização a quem utiliza o transporte público diariamente.
Importância de espaços de grande circulação
O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou a relevância de realizar a campanha em locais de grande fluxo. “Os terminais de integração são espaços estratégicos para disseminar uma mensagem que precisa alcançar toda a sociedade”, afirmou. Ele ressaltou que envelhecer com dignidade é um direito e combater a violência contra idosos é uma responsabilidade coletiva.
Combate a diversas formas de violência
A mobilização alertou para tipos de violência como a física, psicológica, patrimonial, institucional, negligência e abandono. Foram divulgados os canais de denúncia, incentivando a comunicação anônima de violações de direitos aos órgãos competentes.
População elogia a iniciativa
O comerciante Maurício Aguiar, de 38 anos, elogiou a ação. “Acredito que essas ações são muito importantes para conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar e cuidar da população idosa”, comentou, ressaltando o alcance da informação em locais de grande circulação.
A iniciativa faz parte do calendário de atividades do “Junho Violeta”, que reafirma o compromisso da Prefeitura de Manaus com a proteção e valorização da pessoa idosa, promovendo políticas públicas para uma cidade mais humana e acolhedora.
Com informações da Prefeitura de Manaus








