
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está intensificando as ações educativas em suas unidades básicas de saúde para conscientizar a população sobre o papel fundamental dos comportamentos saudáveis na prevenção e controle do diabetes. As iniciativas, que ocorrem em alusão ao Dia Nacional do Diabetes (26 de junho), enfatizam a alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas e o acompanhamento médico.
Educação e Prevenção nas Unidades de Saúde
Profissionais de saúde, como a enfermeira Letícia Ferreira da Unidade de Saúde da Família (USF) Dom Milton Corrêa, conduzem rodas de conversa e distribuem materiais informativos. O objetivo é alertar sobre as causas, sintomas e complicações do diabetes, incentivando a adoção de hábitos preventivos.
“Para prevenir o diabetes, as pessoas devem buscar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas e ter uma dieta equilibrada. Mudar hábitos é difícil, por isso é importante que os profissionais de saúde reforcem esse tema e ajudem a conscientizar a população para essa mudança”, ressalta Letícia Ferreira.
Serviços Oferecidos pela Rede Municipal
Além das orientações preventivas, as unidades da Atenção Primária oferecem serviços essenciais para o diagnóstico precoce e o cuidado contínuo de pessoas com diabetes. Isso inclui testes de glicemia, exames, consultas médicas e de enfermagem.
A USF Dom Milton Corrêa, por exemplo, dispõe de atendimento para curativo de lesões diabéticas e avaliação anual do pé diabético, complicações comuns da doença. A agente comunitária de saúde, Kleiny Silva, destaca a importância dessas atividades para disseminar conhecimento e promover o autocuidado.
Depoimentos e Conscientização
Participantes das ações, como Edineuza de Lima Ferreira, 45 anos, relatam o impacto positivo das atividades educativas. Ela enfatiza a importância de alertar a comunidade sobre a necessidade de cuidar da saúde.
Waldir Almeida, 50 anos, que já foi pré-diabético, reforçou a relevância da alimentação equilibrada. “A alimentação é essencial, comer de forma descompensada acaba por levar ao diabetes. Eu já estive pré-diabético antes e fiz tratamento”, compartilhou.
Programação Abrangente em Manaus
A Semsa está promovendo palestras e rodas de conversa em todas as unidades básicas dos cinco Distritos de Saúde (Disas) de Manaus: Norte, Leste, Sul, Oeste e Rural. As atividades abordam desde a definição da doença até medidas de prevenção, diagnóstico, tratamento e autocuidado.
Unidades como a USF Rural Nossa Senhora Auxiliadora, USF Carmen Nicolau e USF Dr. Antônio Reis estão integradas à programação, oferecendo informações valiosas sobre como gerenciar e prevenir o diabetes.
O Diabetes no Brasil e em Manaus
O diabetes é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, podendo levar a sérias complicações. No Brasil, dados da pesquisa Vigitel 2025 indicam que 12,9% dos adultos têm a condição. Em Manaus, mais de 125 mil pessoas com 18 anos ou mais atendidas na rede municipal de saúde possuem diagnóstico de diabetes, evidenciando a urgência de ações contínuas de prevenção e monitoramento.
Com informações da Prefeitura de Manaus








