
A Prefeitura de Manaus instalou uma unidade móvel no bairro Cidade de Deus, zona Norte, nesta quinta-feira (25/6), para lançar o programa “Manaus que a Gente Cuida”. A iniciativa reúne nove secretarias e órgãos municipais em uma operação integrada de zeladoria, levando serviços de infraestrutura, limpeza urbana, trânsito, saúde, assistência social, habitação, esporte e educação diretamente aos moradores.
Prefeitura mais perto do cidadão
O prefeito Renato Junior destacou que as equipes permanecerão no bairro pelos próximos dias, com a programação se estendendo até domingo. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços públicos. “Em vez de o morador procurar a prefeitura, é a prefeitura que vem até o morador”, resumiu o prefeito.
Mais de 20 ações simultâneas
Participam da operação as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), Saúde (Semsa), Educação (Semed), Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
As ações incluem recuperação asfáltica, drenagem, capinação, varrição, sinalização viária, fiscalização do comércio informal, atualização do CadÚnico, atendimentos de saúde, ações habitacionais e atividades esportivas. A Seminf mobilizou cerca de 120 trabalhadores e 180 toneladas de massa asfáltica, enquanto a Limpeza Urbana conta com mais de 200 profissionais.
Carreta da Mulher oferece exames e atendimentos
Um dos serviços de maior procura é a Carreta da Mulher, que ficará no Cidade de Deus até 3 de julho. O veículo oferece mamografia, exames de imagem, ultrassonografias, preventivo, testes rápidos e dispensação de medicamentos. Somente na manhã desta quinta-feira, cerca de 150 mulheres foram atendidas, com a expectativa de alcançar 300 atendimentos diários.
Pavimentação aguardada por moradores
Durante a visita ao bairro, o prefeito Renato Junior foi recebido pela aposentada Clarisse Souza, 72 anos, moradora há 23 anos, que expressou sua alegria com a chegada das equipes. “Que milagre, você veio. Eu adorei, amei esse abraço do prefeito Renato”, disse, aguardando ansiosamente pela pavimentação de sua rua.
Programa itinerante por toda a cidade
O programa “Manaus que a Gente Cuida” tem previsão de percorrer todas as zonas de Manaus durante o verão amazônico. A próxima edição está planejada para o bairro Jorge Teixeira, enquanto equipes continuam atuando no Cidade de Deus e em outros bairros como Centro e Cidade Nova, além de frentes de recapeamento e contenção de erosões.
“O nosso jeito de chegar ao bairro é trabalhando. Quando você vir o tapa-buracos acontecendo, a limpeza sendo feita, a iluminação sendo trocada, saiba que é a Prefeitura de Manaus chegando com trabalho e resultado”, afirmou o prefeito.
Com informações da Prefeitura de Manaus








