‘Amazônia Líquida’ encerra exposição neste sábado, 16; saiba mais 

O público pode apreciar as 80 obras pintadas com base em fotos que retratam a Amazônia e a relação da população com as águas, na Galeria do Mabeu do CCBEU

A exposição “Amazônia Líquida” da artista plástica Rose Maiorana e do fotógrafo Tarso Sarraf encerra neste sábado, 16. O público pode apreciar as 80 obras pintadas com base em fotos que retratam a Amazônia e a relação da população com as águas, na Galeria do Museu de Artes Brasil-Estados Unidos (Mabeu), do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), localizado na travessa Padre Eutíquio, das 14h às 18h, com entrada gratuita.

A exposição, que iniciou no dia 10 de agosto, está encerrando a temporada com avaliações positivas, diz a analista artístico cultural do CCBEU, Ana Laura Figueiró, também artista visual pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Arte Educação: cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Ao longo deste período de exposição recebemos muitos visitantes, entre eles pessoas que vieram de municípios distantes e com o apoio da Embaixada Americana recebemos muitos alunos de escolas Públicas. Podemos dizer que a fala em comum é que a exposição é um encanto aos olhos por suas obras com diferentes técnicas, ao mesmo tempo que insere aquele pensamento da preservação, proteção para com a Amazônia”, disse Ana Laura.

A curadora acredita que a exposição cumpre seu papel e se soma ao debate ambiental, que se reforça com as programações que antecedem a COP 30. “Receber a exposição Amazônia Líquida, colocar a Amazônia em pauta, ainda mais se tratando do contexto em que Belém foi escolhida para ser a sede da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30) o que faz com o que o público possa ver, conhecer e valorizar a Amazônia através das Artes da Exposição de Rose Maiorana e Tarso Sarraf”, pontuou.

Ana Laura disse ainda que o público paraense está convidado a prestigiar os últimos dias reforçou a importância de valorizar as produções locais. “Por ser uma exposição com artistas locais foram realizados momentos em que os artistas conversaram com o público que visitava a Exposição, uma delas foi com os alunos da Escola Santa Maria de Belém no Alumni Day. O bate-papo foi tão bom que os alunos não queriam mais ir embora da Galeria”, relembrou.

“A Exposição ficará até o dia 16/09 de segunda a sexta de 14h30 às 18h. Poder prestigiar uma exposição que vem de uma colaboração entre artistas de diferentes linguagens técnicas (Pintura e Fotografia) e que tem a Amazônia como foco”, finalizou.

A artista plástica e empresária, Rose Maiorana, explicou os sentimentos ao pintar a “Amazônia Líquida” e agradeceu a parceria com o fotógrafo Tarso Sarraf. “Minhas obras sempre refletem as representações e sentimentos do nosso cotidiano, cheio de belezas e contradições sociais. Esse trabalho, em parceria com o Tarso Sarraf, propõe expandir a reflexão sobre a fragilidade da nossa Amazônia Paraense, que exige iniciativas de proteção e desenvolvimento socioeconômico”, esclareceu.

Fonte: O Liberal 

Foto: Divulgação 

Artigo anteriorEntregador de delivery deve ou não subir até apartamento? Entenda!
Próximo artigoConheça praias inexploradas e paradisíacas do Amazonas 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui