24.8 C
Manaus
sábado, 27 de junho de 2026
Brasil PRF intensifica ações do Maio Amarelo para reduzir mortes nas rodovias federais

PRF intensifica ações do Maio Amarelo para reduzir mortes nas rodovias federais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está intensificando suas ações durante o Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização para a redução de mortes no trânsito. O objetivo é reforçar a importância da segurança viária e diminuir os índices de acidentes nas rodovias federais do país.

Importância da conscientização e fiscalização

O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, destacou que os dados sobre acidentes reforçam a necessidade de campanhas de conscientização atreladas à fiscalização. “Cada sinistro é um alerta de que ainda há muito a ser feito. O Maio Amarelo não é apenas um marco no calendário institucional, mas um momento de mobilização e reforço de ações que ocorrem durante todo o ano”, afirmou Oliveira.

Oliveira ressaltou que a tendência de redução de mortes nas rodovias federais em 2025 demonstra a eficácia das políticas de prevenção. “Esperamos que, com o Maio Amarelo, consigamos também avançar na diminuição desses números”, completou.

Investimento em segurança viária e mudança de comportamento

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, enfatizou que a segurança no trânsito depende de investimentos contínuos e de uma mudança de comportamento por parte dos condutores.

“Vamos continuar investindo em tecnologia, inteligência policial e ações estruturantes de prevenção e fiscalização. Segurança viária é, antes de tudo, uma política de Estado”, declarou o ministro. Ele também apontou a educação como uma estratégia fundamental a longo prazo.

O governo planeja ampliar a oferta de conteúdos sobre trânsito na educação básica, em colaboração com o Ministério da Educação, visando promover transformações culturais e mitigar comportamentos de risco no trânsito.

Com informações da Agência Brasil