27.3 C
Manaus
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Início Política Senadores apontam acordo Mercosul-UE como prioridade para 2026

Senadores apontam acordo Mercosul-UE como prioridade para 2026

O Congresso Nacional deve priorizar a aprovação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, assinado em janeiro, conforme indicaram os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), Teresa Cristina (PP-MS) e Rogério Carvalho (PT-SE) durante a cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos nesta segunda-feira (2). O tratado, que visa a eliminação gradual de tarifas e o aumento de cotas para produtos agropecuários, é considerado fundamental para gerar dividendos positivos para o Brasil, especialmente nos setores industrial e do agronegócio.

Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), anunciou que o colegiado buscará criar uma subcomissão específica para o acordo logo no início dos trabalhos. “Na quinta-feira, na primeira reunião da comissão, vamos instituir o nosso plano de criação da subcomissão e, a partir daí, fazer o trâmite regimental”, afirmou à TV Senado, ressaltando a vontade do presidente da Câmara e do Senado em agilizar a pauta.

Rogério Carvalho, líder do PT no Senado, confirmou que o acordo é uma das prioridades do governo para o retorno das atividades legislativas. O processo de aprovação envolve o Parlamento Europeu e os parlamentos de cada país do Mercosul de forma independente. Após ser enviado pela Presidência da República à Câmara dos Deputados, o texto seguirá para o Senado, onde será analisado pela CRE antes de permitir que o presidente da República o confirme e o insira na legislação brasileira.

Com informações da Agência Senado

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com