Amom assume a dianteira na corrida pela Prefeitura de Manaus, conforme pesquisa

Em primeira pesquisa eleitoral após o lançamento da candidatura para prefeito de Manaus, Amom Mandel assume a liderança com 32,4% contra 28,1% de David almeida

O Instituto Pontual Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (1/3) pesquisa em que o pré-candidato e deputado federal Amom Mandel (Cidadania) subiu para a liderança na disputa pela prefeitura de Manaus com 32,4% das intenções de votos. O prefeito David Almeida (Avante) aparece em segundo lugar com 28,1%. Na terceira posição, empatados tecnicamente, vem Alberto Neto (PL) com 8,7%, Roberto Cidade (União Brasil) com 7,1%, Zé Ricardo com 6,9%. A empresária Maria do Carmo Seffair (Novo) tem 1,3% e Israel Tuyuka (PDT) na última posição com 0,6%. Branco e nulo somam 8,4% e os indecisos são 6,5%.

Na última pesquisa nacional, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa, em novembro do ano passado, David Almeida tinha 38,5% das intenções de voto contra 23,3% do deputado federal Amom Mandel e 11,9% de Coronel Menezes (PL), que nessa pesquisa do instituto Pontual foi substituído pelo nome do Coronel Alberto Neto.

Rejeição

David Almeida lidera em rejeição. Se as eleições fossem hoje, 20% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito. Zé Ricardo vem em seguida com 16% de rejeição, israel Tuyuka (10,3%), Amom Mandel (7,5%), Alberto neto (6,4%), Roberto Cidade (5,7%) e Maria do Carmo com 5,5% de rejeição.

Segundo Turno

Nos cenários de segundo turno, Amom vence todos os possíveis adversários. Numa disputa direta com o atual prefeito, Amom teria o voto de 44,5% dos eleitores, enquanto David Almeida teria 38,3%. Branco e nulos somariam 12,5% e indecisos 4,7%.

A pesquisa foi realizada no período de 22 a 25 deste mês, ouviu 1.260 eleitores de todas as zonas de Manaus e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) AM-09483/2024.

O crescimento de Amom pode ser atribuído ao lançamento da sua pré-candidatura e a queda do prefeito David Almeida se deve, entre outros fatores, ao caso recente no qual ele viajou para o Caribe em um jatinho particular pago por um fornecedor da Prefeitura de Manaus.

Influência de Bolsonaro e Lula em Manaus

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda tem forte influência no eleitorado de Manaus. De acordo com a pesquisa, caso Bolsonaro decida apoiar um candidato a prefeito as intenções de voto ficariam:

45,2% dos eleitores afirmaram que aumentaria sua vontade de votar no candidato apoiado por Bolsonaro. Em contraponto, os eleitores que afirmaram que diminuiria sua vontade de votar foram 28,6%. Já 23,3% responderam que seria indiferente o apoio do ex-presidente e os que não responderam ou não sabem representam 2,9%.

Já o atual presidente Lula, até o momento, possui pouco impacto na escolha do eleitor no voto para prefeito em Manaus. No caso de Lula decidir apoiar um candidato, os eleitores afirmaram que:

24,8% aumentariam a sua vontade de votar no candidato apoiado pelo presidente. Os que  diminuiria sua vontade de votar são 40,4%. Os eleitores que afirmaram que seriam indiferente são 30,9% e os que não responderam ou não sabem representam 3,9%.

Estudo

Para fins de validação, o Instituto Pontual possui registro da no Conre-7 sob nº 8260, com estatístico devidamente registrado sob nº 9079. As pesquisas realizadas pela Pontual são supervisionadas pelo Professor Mestre Eric Barbosa, especialista em pesquisas de opinião pública e diretor do Instituto Pontual Pesquisas – empresa especializada em pesquisas de opinião pública, mercado e eleitoral, com atuação desde 2016 nos estados da Região Norte do país.

Artigo anteriorGoverno Lula autoriza aborto em caso de estupro até 9 meses de gestação
Próximo artigoAlunos do Colégio Militar da PMAM conquistam medalhas de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui