
A Prefeitura de Manaus, através do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garantiu a habilitação ao programa Escola Nacional de Hip Hop, iniciativa do governo federal que promove a inovação curricular em escolas públicas pela valorização do hip hop. Manaus integra, pela primeira vez, o grupo de municípios aptos a receber recursos do programa, que prevê um investimento nacional de R$ 50 milhões para os exercícios de 2026 e 2027.
O programa foca na formação continuada de professores e no fortalecimento das leis que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. A integração das linguagens e elementos do hip hop será utilizada como ferramenta didático-pedagógica nos currículos escolares.
Objetivos e avanços para a educação
Entre as metas do programa estão o fortalecimento do protagonismo juvenil e a redução das desigualdades educacionais por meio de práticas pedagógicas inovadoras. O apoio às redes de ensino na implementação de legislações voltadas à educação para as relações étnico-raciais e a valorização das expressões culturais como ferramentas de aprendizagem também são pontos centrais.
Janayna Vasconcellos, presidente do Concultura, destacou que a habilitação ao programa representa um avanço significativo para a educação e cultura do município. “Esse é um dos principais objetivos do serviço público: promover inclusão e educação com a integração entre os três entes federativos para proporcionar melhorias na grade curricular, utilizando os saberes tradicionais e culturais de nossa população”, afirmou.
A gestora ressaltou que a adesão reafirma o compromisso da Prefeitura de Manaus com uma educação mais inclusiva, inovadora e conectada com a realidade dos estudantes. A habilitação e posterior contemplação ao programa reforçam as políticas públicas que unem educação, cultura e inclusão social, ampliando oportunidades e fortalecendo práticas pedagógicas que valorizam a diversidade cultural brasileira.
Com informações da Prefeitura de Manaus








