26 C
Manaus
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Manaus Prefeito Renato Junior inaugura USF Santos Dumont e expande atendimento de saúde...

Prefeito Renato Junior inaugura USF Santos Dumont e expande atendimento de saúde para 25 mil pessoas na zona Centro-Oeste de Manaus

O prefeito de Manaus, Renato Junior, entregou nesta segunda-feira (22/6) a Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital. A unidade, que passou por uma ampla reforma, agora é referência para cerca de 25 mil moradores da região, oferecendo serviços completos de Atenção Primária à Saúde.

Ampliação e Reestruturação da Rede de Saúde

Com capacidade para realizar até 15,7 mil procedimentos mensais, a USF Santos Dumont disponibiliza consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos, acompanhamento pré-natal, controle de doenças crônicas e dispensação de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Renato Junior destacou os investimentos da gestão municipal na reestruturação da rede de saúde, reforçando o compromisso de oferecer unidades modernas e eficientes. “Esta é a 115ª unidade revitalizada pela nossa gestão, tudo novo, equipamentos novos, estrutura nova”, afirmou o prefeito.

Novos Profissionais e Expansão de Serviços

Durante a entrega, o prefeito anunciou o chamamento de profissionais de saúde aprovados no cadastro reserva para reforçar a rede municipal, como parte do planejamento de ampliação e entrega de cinco novas unidades. “Estarei chamando novos profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais o atendimento e garantir a qualidade do serviço que a população merece”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, ressaltou que a nova estrutura beneficiará aproximadamente 25 mil moradores dos bairros da Paz e Santos Dumont, fortalecendo a atenção básica e o acesso aos serviços de saúde na zona Oeste. “Essa unidade passou por uma grande reestruturação e agora está preparada para oferecer um atendimento mais humanizado e resolutivo”, enfatizou.

Comunidade Celebra a Nova Unidade

A gestora da USF Santos Dumont, enfermeira Elenilda Maria, expressou a alegria com a entrega da unidade revitalizada, descrevendo o momento como a realização de um sonho. Ela também ressaltou que o atendimento à população não foi interrompido durante os dois anos de reforma, com equipes realizando atendimentos domiciliares e visitas comunitárias.

Moradores da comunidade indígena e do bairro da Paz elogiaram a importância do atendimento próximo e o acolhimento das equipes. Cléia Vieira da Costa, 51 anos, moradora indígena, destacou a facilidade de acesso aos serviços: “Para nós, indígenas, é muito difícil conseguir atendimento. Aqui facilita muito a nossa vida.”. Jair Caleiro Santos, 70 anos, também elogiou os serviços e o atendimento recebido.

A estudante indígena Yara da Costa, 11 anos, emocionada, entregou ao prefeito um artesanato tradicional como símbolo de gratidão. “É um sentimento muito grande e feliz. Agora temos uma UBS que vai fazer parte do nosso dia a dia, com profissionais que cuidam da gente com carinho”, concluiu.

Com a inauguração da USF Santos Dumont, a Prefeitura de Manaus soma 115 unidades de saúde construídas, reformadas ou revitalizadas nos últimos cinco anos, fortalecendo o acesso da população aos serviços de saúde em todas as zonas da cidade.

Com informações da Prefeitura de Manaus