Data remonta a enchente excepcional que deu origem à criação do órgão em 1976.
O Projeto de Lei (PL) 279 de 2023, do vereador Luis Mitoso (PTB), que institui no Calendário Oficial de Manaus o 12 de maio como Dia da Defesa Civil foi aprovado, nesta segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Manaus e, agora, segue à sanção do prefeito David Almeida.
O parlamentar ressaltou que a Defesa Civil de Manaus tem origem na iniciativa de um grupo de profissionais de diversas secretarias municipais que se mobilizou numa grande enchente ocorrida na capital em 1976, durante administração do então prefeito Jorge Teixeira.
“Na época, criaram um grupo integrado com assistentes sociais do Gabinete Civil, da Semosb, servidores da Semef, Exército e demais profissionais que ajudaram a população durante a enchente excepcional. Em apoio a iniciativa, foi instituída a Comissão Municipal de Defesa Civil – Comdec, através do Decreto Municipal 126 de 12 de maio de 1976”, explicou.
Com isso, Luis Mitoso defende que a data, 12 de maio, serve não apenas para homenagear como colocar em destaque perante à sociedade manauara o trabalho da instituição, que tantos serviços tem prestado ao longo dos anos “atendendo de forma competente e responsável às necessidades relacionadas a eventos naturais que exigem a intervenção emergencial municipal”, completou.
Tal reconhecimento já existe na cidade de Porto Alegre, desde 2006.