
Uma fábrica clandestina de salgados, que funcionava em condições insalubres na rua Miranda Leão, centro de Manaus, foi interditada na manhã desta sexta-feira (26/6) durante a operação “Centro Mais Seguro”. O estabelecimento, localizado nos fundos de uma casa adjacente a um lixão, possuía equipamentos para produção de alimentos em um ambiente totalmente inadequado para a saúde pública.
Fiscalização e Saúde Pública
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Moisés Cunha, destacou a importância da ação para garantir a segurança alimentar da população. “O prefeito Renato Júnior está muito preocupado com os transeuntes do Centro, com os clientes da feira, com as pessoas que embarcam na orla, com a segurança alimentar e com a ordem”, afirmou Cunha.
Jorge Pimentel, diretor de Comércio Informal da Semacc, ressaltou que a interdição ocorreu após denúncia anônima. Ele alertou a população sobre a procedência dos alimentos consumidos no centro da cidade. “Isso aqui é o que a população consome na área central de Manaus. Então, tudo aquilo que vocês estão consumindo, vocês têm que saber a procedência”, disse Pimentel.
Augusto Kluczkovski Junior, fiscal da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), classificou as condições do local como um grave risco à saúde. “As condições aqui são mínimas. Não tem acesso à água, área de manipulação, os equipamentos estavam muito sujos, os pombos estavam comendo farinha que era utilizada na preparação dos alimentos”, informou. A proximidade com um lixão, acúmulo de fezes de animais e falta de higiene colocavam em risco a saúde dos consumidores, com potencial para intoxicações alimentares e doenças graves.
Assistência Social e Segurança
A operação também realizou ações de assistência social voltadas às pessoas em situação de rua no perímetro das feiras Manaus Moderna e da Banana, e do mercado municipal Adolpho Lisboa. Wanderson Costa, secretário da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), enfatizou a importância da abordagem humanizada para oferecer oportunidades de mudança de vida, como acesso a casas de passagem e encaminhamento para empregabilidade.
A Guarda Municipal de Manaus (GMM) garantiu a segurança dos servidores durante as abordagens. Carlos Ribeiro, gerente de Operações da GMM, destacou que o policiamento é essencial para a efetividade da operação.
Limpeza e Ordenamento
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) deu suporte na retirada de materiais apreendidos e na manutenção de estruturas de limpeza e drenagem. O chefe do Distrito de Obras do Centro, Rubens Castro, ressaltou que garantir infraestrutura adequada é prioridade para o prefeito Renato Júnior.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuou no ordenamento do trânsito, inibindo filas duplas e estacionamentos irregulares para garantir a fluidez no centro da cidade.
A operação “Centro Mais Seguro” foi coordenada pela Semacc, em conjunto com diversas secretarias e órgãos municipais, visando promover o ordenamento, a limpeza, a assistência social e a mobilidade urbana no centro de Manaus.
Com informações da Prefeitura de Manaus








