O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (22/9), o dirigente Li Xin do Partido Comunista da China, que está em visita oficial ao Brasil. Na reunião, Lula reforçou convite para que o presidente da China, Xi Jinping, visite o Brasil em 2024.
Pelas redes sociais, o presidente petista disse que tratou sobre “a relação entre Brasil e China, além de parcerias em infraestrutura, geração de energia e investimentos industriais”. “O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqia, acompanhou a nossa reunião”, escreveu na rede X (antigo Twitter).
Na última quarta-feira (20), membros do PT e do Partido Comunista da China assinaram um acordo para “reforçar a coordenação diante das questões regionais e internacionais”.
A aproximação entre os dois países, contudo, tem gerado críticas devido ao regime autoritário imposto por Xi Jinping na China. Há mais de 10 anos no cargo de presidente chinês, Jinping é acusado de uma série de crimes contra os direitos humanos, de restringir o acesso da população à internet e manipular as notícias veiculadas na imprensa local.