Governo Biden informa Congresso dos EUA sobre ameaça nuclear russa

Biden pede pacote de R$ 300 bilhões para ajudar Ucrânia na guerra.

O governo Joe Biden informou ao Congresso dos Estados Unidos e aos europeus sobre uma nova capacidade nuclear da Rússia, sob o comando de Vladimir Putin, que pode representar uma ameaça à segurança global. A questão foi vazada para alguns órgãos da imprensa norte-americana. O presidente Biden tem buscado a aprovação da Câmara dos Representantes, dominada pelo Partido Republicano, para um pacote de ajuda à Ucrânia no valor de R$ 300 bilhões.

A nova capacidade russa, segundo o jornal The New York Times, é considerada “séria, mas ainda está em desenvolvimento” e não estaria em estado operacional. A ABC, por sua vez, mencionou que se trata de uma arma nuclear destinada a ser usada contra satélites no espaço, porém, ainda fora de órbita. A Rússia, no entanto, informou na sexta-feira, 9, que uma versão mais leve do foguete Soiuz lançou ao espaço uma “carga secreta comissionada pelo Ministério da Defesa”, alimentando especulações.

Analistas militares divergem, alguns consideram tratar-se apenas de um “satélite espião russo”. A proposta de Biden para ajudar a Ucrânia precisa ser votada pela Câmara, mas o presidente da casa, Mike Johnson, afirmou não ter pressa em colocá-la em análise.

Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional, expressou preocupação com a inação dos Estados Unidos. Em uma entrevista coletiva na Casa Branca, Sullivan afirmou: “Cada dia faz aumentar o preço da inação dos Estados Unidos”. Ele ainda criticou o presidente da Câmara, alegando que “não entende o seu trabalho” e instou a votação da lei, destacando a situação crítica na Ucrânia, que enfrenta racionamento de munição em suas linhas de frente, conforme relatado por Kiev.

Artigo anteriorVereador Eduardo Alfaia assume como novo líder de David Almeida na Câmara Municipal de Manaus
Próximo artigoWilson Lima destaca geração de 6 mil empregos e declaração comercial de dois novos campos de gás natural no Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui