Governador Wilson Lima assume comando do União Brasil no Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, foi indicado pela Executiva Nacional do União Brasil para assumir a presidência do partido no Amazonas. Ao que tudo indica, a indicação representa um apaziguamento na sigla, cuja presidência era alvo de disputa que foi parar na Justiça. O posto também era pleiteado pelo deputado federal Pauderney Avelino, e faltando menos de um ano para o início da campanha para as eleições municipais, o partido, fruto da fusão entre Democratas e PSL, seguia sem presidência há sete meses.

O anúncio já era esperado, desde a indicação do deputado federal Fausto Júnior (União), licenciado para gerir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), medida que garantiu a Pauderney retorno à Câmara Federal, na condição de suplente.

Pelas redes sociais, na manhã desta terça-feira, 9, Lima agradeceu pela confiança depositada em sua liderança e reafirmou seu compromisso em trabalhar em conjunto com a Executiva na construção de uma política robusta. “Seguiremos trabalhando juntos na construção de uma política forte e para transformar e melhorar, cada vez mais, a vida da população do nosso estado”, afirmou, em postagem nas redes sociais.

Disputa

Pauderney Avelino comandava o diretório do DEM desde 2007. Ele foi mantido no posto após a fusão com o PSL. Em abril de 2022, uma convenção o elegeu como presidente do diretório regional. A escolha, no entanto, foi contestada na justiça por políticos do próprio União Brasil, inclusive o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, cotado para concorrer à prefeitura de Manaus nas próximas Eleições. O judiciário encontrou irregularidades como ausência de publicação do edital com antecedência mínima e falta de divulgação, e decidiu anular a convenção.

Em maio de 2023, Pauderney Avelino deixou a presidência do União Brasil no Amazonas e foi exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), pasta assumida por Serafim Corrêa, ex-deputado e ex-prefeito de Manaus.

Bancada

Além do governador, o União Brasil no Amazonas tem dois deputados federais: Pauderney Avelino e Saullo Vianna, e a maior bancada na Aleam, com seis deputados. A sigla tem a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados, com 59 parlamentares, e cerca de R$ 1 bilhão de fundo partidário.

Cenarium 

Foto: Diego Perez / Alex Pazuello 

Artigo anteriorEleitor tem quatro meses para regularizar ou tirar a primeira via do título
Próximo artigoPrefeitura de Manaus informa mudanças de itinerário de linhas a partir deste sábado, 13/1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui