
O Governo do Amazonas inaugurou, neste domingo (1º/02), um novo núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Barcelos. A unidade, que tem capacidade para atender até 600 alunos, visa ampliar o acesso ao ensino superior no interior do estado, oferecendo salas modernas, biblioteca e laboratórios equipados.
A vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, destacou a importância da iniciativa para a transformação na vida dos estudantes. “Estamos fazendo a diferença na vida das pessoas, trazendo educação, mais cursos e melhorando as condições para a população do estado”, afirmou.
Estrutura moderna para o aprendizado
Atualmente, o núcleo oferece três cursos na modalidade presencial mediado por tecnologia: Tecnologia em Gestão Hospitalar, com 29 alunos; Licenciatura em Letras – Língua Inglesa, com 19 estudantes; e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, com 30 alunos. A unidade tem potencial para ofertar até quatro cursos por turno, dependendo de estudos de viabilidade.
A aluna Suelany Freitas, do curso de Gestão Hospitalar, celebrou a nova estrutura. “Esse espaço representa dignidade para nós, alunos. Agora vamos ter um espaço moderno, salas amplas, um refeitório. É uma conquista muito grande para o município de Barcelos”, disse.
A infraestrutura do novo núcleo inclui miniauditório, biblioteca, quatro salas de aula (duas com Sistema Presencial Mediado por Tecnologia), laboratório de informática, laboratório padrão, Centro de Processamento de Dados (CPD), além de espaços administrativos, copa, cantina e área de convivência.
Equipe e funcionamento
Para o funcionamento da unidade, está prevista uma equipe de 25 profissionais, incluindo gerência, servidores técnico-administrativos, agentes de portaria e conservação, e professores. O quantitativo poderá ser ajustado conforme a demanda e os cursos ofertados.
Com informações da assessoria







