
A União de Maricá sagrou-se campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, garantindo assim sua ascensão ao Grupo Especial das escolas de samba pela primeira vez. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (19), após a apuração das notas realizada no Novotel RJ Porto Atlântico.
Vitória com pontuação expressiva
A agremiação de Maricá alcançou a marca de 269,4 pontos, conquistando o título mesmo com uma penalidade de dois décimos por exceder o tempo regulamentar de desfile. A disputa foi acirrada, com a Império Serrano ficando em segundo lugar com 269,1 pontos. Outras escolas bem colocadas foram a Unidos de Padre Miguel (269), União da Ilha (268,8), Em Cima da Hora (268,7) e Estácio de Sá (268,7).
Enredo sobre joalheria negra
O desfile da União de Maricá no Sambódromo da Marquês de Sapucaí foi embalado pelo enredo “Berenguendéns e balangandãs”. A temática celebrou a história da joalheria produzida por pessoas negras no Brasil, com ênfase nos balangandãs, que são adornos, enfeites e joias criados e usados por mulheres negras nos períodos colonial e imperial.
Rebaixamento para a Série Prata
Duas escolas foram rebaixadas para a Série Prata do Carnaval do Rio de Janeiro. A Inocentes de Belford Roxo e a Unidos do Jacarezinho, que obtiveram 267 e 259,8 pontos, respectivamente, não conseguiram se manter na Série Ouro.
Com informações da Agência Brasil







