Início Amazonas Projeto Padaria Artesanal em Manaus capacita 2 mil pessoas em 2026 com...

Projeto Padaria Artesanal em Manaus capacita 2 mil pessoas em 2026 com foco em geração de renda

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) deu início às atividades de 2026 do Projeto Padaria Artesanal, com a ambiciosa meta de capacitar e certificar 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. O curso gratuito ensina a produção de pães artesanais, com o objetivo de gerar renda extra e promover o empreendedorismo.

Nesta primeira turma, participaram acolhidos do Lar Rosa Blaya, unidade do Serviço Residencial Terapêutico (SRT), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), além de integrantes do programa “Seap Mais Família”, voltado a familiares de pessoas privadas de liberdade.

Capacitação e Empreendedorismo

Com carga horária de oito horas, o curso abrange 10 receitas de pães artesanais e aborda temas essenciais como higiene, manipulação de alimentos, empreendedorismo e precificação. As aulas são ministradas na Cozinha Polo do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, na zona norte de Manaus, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Adriano Silva, coordenador do projeto, destacou a importância da capacitação para incentivar o empreendedorismo. “A precificação é um item muito importante, porque ajuda os participantes a saber quanto vão gastar, o quanto vão vender e o lucro que vão receber”, explicou. A certificação do Senai, válida em todo o país, confere aos alunos o potencial de se tornarem multiplicadores do conhecimento.

Histórias de Sucesso

Carlos Henrique Perrone da Silva, de 20 anos, participante do Lar Rosa Blaya, encontrou no curso uma nova perspectiva. “Acho que vai dar sim para trabalhar na confecção de pães artesanais e adquirir renda própria”, disse ele, que antes duvidava de sua aptidão para trabalhos manuais.

Maricelia Rebelo, 49 anos, integrante do programa “Seap Mais Família”, expressou gratidão pela oportunidade. Mãe de um interno do sistema prisional e responsável pelo neto, ela vê no curso uma forma de complementar a renda familiar. “Agradeço à Seap e à Seas pela oportunidade de fazer esse curso para melhorar a minha renda familiar”, afirmou.

Pioneirismo e Resultados

O Projeto Padaria Artesanal, uma iniciativa pioneira na Região Norte, é fruto da parceria entre o Governo do Amazonas (Seas) e o Governo Federal. Em 2025, o projeto realizou 110 aulas e emitiu 1.567 certificados. Desde sua criação em agosto de 2024, mais de 2 mil pessoas já foram capacitadas, com o objetivo de estimular a formalização de negócios, a geração de emprego e renda, especialmente para a população em vulnerabilidade social.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com