33.3 C
Manaus
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Início Economia Prévia da inflação oficial de janeiro desacelera para 0,20% com queda na...

Prévia da inflação oficial de janeiro desacelera para 0,20% com queda na conta de luz e passagens aéreas

A prévia da inflação oficial de janeiro, o IPCA-15, registrou desaceleração e fechou em 0,20%, inferior aos 0,25% de dezembro. A queda na conta de energia elétrica e a redução nos preços das passagens aéreas foram os principais fatores que contribuíram para essa desaceleração. Com o resultado, o índice acumula 4,5% em 12 meses, aproximando-se do limite superior da meta de inflação do governo.

Os dados divulgados nesta terça-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, dois apresentaram recuo nos preços na comparação entre dezembro e janeiro. O grupo habitação, impactado pela conta de luz, teve uma queda de 2,91%, com um impacto de -1,2 ponto percentual na média do índice. Essa redução se deve à mudança da bandeira tarifária de amarela para verde, que eliminou a cobrança adicional para os consumidores.

Transportes e Combustíveis

No setor de transportes, a queda foi impulsionada pela diminuição de 8,92% no preço das passagens aéreas. Os ônibus urbanos também registraram queda de 2,79%, influenciados pela adoção da tarifa zero em algumas cidades. No entanto, os combustíveis apresentaram alta de 1,25%, com destaque para o etanol (3,59%) e a gasolina (1,01%), que tiveram o maior impacto individual no IPCA-15.

Alimentos com Alta

Em contrapartida, o grupo de alimentos e bebidas apresentou uma aceleração, subindo 0,31% em janeiro, ante 0,13% em dezembro. A alimentação no domicílio interrompeu uma sequência de sete meses de queda, com alta de 0,21%. Itens como carnes bovina, frango e laticínios foram os que mais pressionaram os preços para cima neste grupo.

Metodologia do IPCA-15

O IPCA-15 segue a mesma metodologia do IPCA, a inflação oficial do país, mas com um período de coleta de preços e abrangência geográfica ligeiramente diferentes. A pesquisa abrange 11 regiões metropolitanas do país e o período de coleta para a divulgação atual foi de 13 de dezembro de 2025 a 14 de janeiro de 2026. O IPCA completo de janeiro será divulgado em 10 de fevereiro.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com