
A Prefeitura de Manaus, através da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem), concluiu nesta sexta-feira (26/6) a formação de 26 moradores dos bairros Colônia Oliveira Machado (zona Sul) e Compensa 1 (zona Oeste) no curso básico de Cuidador Comunitário de Pessoas Idosas. A iniciativa faz parte das ações municipais voltadas à qualificação da população e ao fortalecimento da rede de proteção e cuidado com a pessoa idosa.
Capacitação visa cuidados básicos e humanizados
Com carga horária de 30 horas, o curso ofereceu orientações sobre cuidados básicos com idosos, abordando o processo de envelhecimento, prevenção de agravos e promoção da autonomia. O objetivo é preparar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos para uma atuação responsável, humanizada e qualificada, sempre pautada no respeito e na valorização da pessoa idosa.
Junho Violeta reforça compromisso com a terceira idade
O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou a importância de concluir as turmas durante a campanha “Junho Violeta”. Ele ressaltou que a ação reforça o compromisso da prefeitura com a conscientização e a proteção dos direitos dos idosos. “Além de conscientizar a população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, estamos formando pessoas preparadas para oferecer um cuidado humanizado, respeitoso e consciente”, afirmou.
Qualificação profissional e rede de apoio
Djany Oliveira, 32 anos, moradora do Compensa, celebrou a qualificação. “Participar deste curso foi uma experiência muito importante para mim. Aprendi bastante sobre os cuidados com a pessoa idosa e hoje me sinto mais preparada para atuar nessa área, que tem uma demanda crescente em Manaus”, disse. A capacitação contribui não só para a formação profissional dos participantes, mas também para o fortalecimento da rede comunitária de apoio aos idosos.
A iniciativa integra o calendário de cursos da Fundação Doutor Thomas, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Manaus com a promoção da cidadania, inclusão e qualidade de vida da população idosa.
Com informações da Prefeitura de Manaus








