
O governo federal definiu como prioridades para o próximo período a discussão e eventual implementação do fim da escala de trabalho 6×1 e a regulamentação do trabalho por aplicativos. As iniciativas buscam modernizar a legislação trabalhista e garantir maior segurança jurídica para trabalhadores e empresas.
A escala 6×1, que prevê seis dias de trabalho e um de descanso, é amplamente utilizada em diversos setores, mas tem sido alvo de críticas por parte de trabalhadores que alegam jornadas exaustivas e pouco tempo de descanso. A proposta de mudança visa a estabelecer novos modelos de jornada, possivelmente com maior flexibilidade ou com mais dias de folga, dependendo da negociação e do setor.
Regulamentação do trabalho por app em pauta
Outro ponto crucial na agenda do Executivo é a regulamentação do trabalho por meio de aplicativos. A ascensão dessas plataformas trouxe novas dinâmicas ao mercado de trabalho, mas também gerou debates sobre os direitos e deveres dos trabalhadores, a remuneração, a fiscalização e a segurança.
A expectativa é que as discussões envolvam representantes dos trabalhadores, das empresas de aplicativos e do governo para encontrar um equilíbrio que beneficie todas as partes, assegurando condições dignas para os entregadores e motoristas, ao mesmo tempo em que se mantém a eficiência e a inovação que caracterizam o setor.
A definição dessas pautas como prioridade sinaliza um movimento do governo em direção à adaptação da legislação trabalhista às novas realidades do mercado, buscando promover um ambiente de trabalho mais justo e seguro.
Com informações da assessoria







