Filhos de Vladimir Herzog são reconhecidos como anistiados políticos e receberão indenização

Os filhos do jornalista Vladimir Herzog, assassinado durante a ditadura militar em 1975, Ivo e André Herzog, foram oficialmente reconhecidos como anistiados políticos. A portaria publicada no Diário Oficial da União, assinada pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, também prevê o pagamento de uma indenização de R$ 100 mil para cada um. A decisão amplia o processo de reparação já iniciado com o reconhecimento da anistia de Clarice Herzog, esposa de Vladimir, em 2024.

Reparação Histórica e Traumas Intergeracionais

Gabriela de Sá, conselheira da Comissão de Anistia e relatora do caso de Ivo e André Herzog, destacou a importância do reconhecimento como uma reparação histórica. Segundo ela, a anistia política abrange todos que sofreram com atos institucionais, complementares ou de exceção, incluindo aqueles cujas convivências familiares foram restringidas. Essa violação de direitos, conforme explicou, afeta diretamente filhos de perseguidos políticos.

A análise da documentação dos requerimentos evidenciou o impacto que as disputas sobre as circunstâncias da morte de Vladimir Herzog tiveram sobre os irmãos desde a infância. A exposição pública do corpo do jornalista na cela do DOI-CODI, em São Paulo, é citada como um fator que reforça a necessidade de reconhecer as violações de direitos humanos sofridas por Ivo e André durante o regime militar.

Com informações da Agência Brasil