Em primeira pesquisa eleitoral após o lançamento da candidatura para prefeito de Manaus, Amom Mandel assume a liderança com 32,4% contra 28,1% de David almeida
O Instituto Pontual Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (1/3) pesquisa em que o pré-candidato e deputado federal Amom Mandel (Cidadania) subiu para a liderança na disputa pela prefeitura de Manaus com 32,4% das intenções de votos. O prefeito David Almeida (Avante) aparece em segundo lugar com 28,1%. Na terceira posição, empatados tecnicamente, vem Alberto Neto (PL) com 8,7%, Roberto Cidade (União Brasil) com 7,1%, Zé Ricardo com 6,9%. A empresária Maria do Carmo Seffair (Novo) tem 1,3% e Israel Tuyuka (PDT) na última posição com 0,6%. Branco e nulo somam 8,4% e os indecisos são 6,5%.
Na última pesquisa nacional, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa, em novembro do ano passado, David Almeida tinha 38,5% das intenções de voto contra 23,3% do deputado federal Amom Mandel e 11,9% de Coronel Menezes (PL), que nessa pesquisa do instituto Pontual foi substituído pelo nome do Coronel Alberto Neto.
Rejeição
David Almeida lidera em rejeição. Se as eleições fossem hoje, 20% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito. Zé Ricardo vem em seguida com 16% de rejeição, israel Tuyuka (10,3%), Amom Mandel (7,5%), Alberto neto (6,4%), Roberto Cidade (5,7%) e Maria do Carmo com 5,5% de rejeição.
Segundo Turno
Nos cenários de segundo turno, Amom vence todos os possíveis adversários. Numa disputa direta com o atual prefeito, Amom teria o voto de 44,5% dos eleitores, enquanto David Almeida teria 38,3%. Branco e nulos somariam 12,5% e indecisos 4,7%.
A pesquisa foi realizada no período de 22 a 25 deste mês, ouviu 1.260 eleitores de todas as zonas de Manaus e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) AM-09483/2024.
O crescimento de Amom pode ser atribuído ao lançamento da sua pré-candidatura e a queda do prefeito David Almeida se deve, entre outros fatores, ao caso recente no qual ele viajou para o Caribe em um jatinho particular pago por um fornecedor da Prefeitura de Manaus.
Influência de Bolsonaro e Lula em Manaus
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda tem forte influência no eleitorado de Manaus. De acordo com a pesquisa, caso Bolsonaro decida apoiar um candidato a prefeito as intenções de voto ficariam:
45,2% dos eleitores afirmaram que aumentaria sua vontade de votar no candidato apoiado por Bolsonaro. Em contraponto, os eleitores que afirmaram que diminuiria sua vontade de votar foram 28,6%. Já 23,3% responderam que seria indiferente o apoio do ex-presidente e os que não responderam ou não sabem representam 2,9%.
Já o atual presidente Lula, até o momento, possui pouco impacto na escolha do eleitor no voto para prefeito em Manaus. No caso de Lula decidir apoiar um candidato, os eleitores afirmaram que:
24,8% aumentariam a sua vontade de votar no candidato apoiado pelo presidente. Os que diminuiria sua vontade de votar são 40,4%. Os eleitores que afirmaram que seriam indiferente são 30,9% e os que não responderam ou não sabem representam 3,9%.
Estudo
Para fins de validação, o Instituto Pontual possui registro da no Conre-7 sob nº 8260, com estatístico devidamente registrado sob nº 9079. As pesquisas realizadas pela Pontual são supervisionadas pelo Professor Mestre Eric Barbosa, especialista em pesquisas de opinião pública e diretor do Instituto Pontual Pesquisas – empresa especializada em pesquisas de opinião pública, mercado e eleitoral, com atuação desde 2016 nos estados da Região Norte do país.