Projeto de Lei que institui a Semana da Mulher Indígena no Amazonas é aprovado na Assembleia Legislativa

De autoria do deputado Daniel Almeida (Avante), o Projeto de Lei n° 214/23 que institui a criação da “Semana da Mulher Indígena”, a ser realizada anualmente na semana dos dias antecedentes ao dia 5 de setembro, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

A iniciativa visa promover a valorização e o reconhecimento dos direitos das mulheres indígenas, proporcionando um espaço para debates e reflexões sobre questões pertinentes à comunidade indígena.

A Semana da Mulher Indígena tem o objetivo de fortalecer a luta por igualdade de direitos, dando visibilidade às mulheres indígenas, suas dificuldades e conquistas. Além disso, busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito à diversidade étnica e cultural, reforçando o papel dessas mulheres como agentes de transformação dentro de suas comunidades.

Amplo debate

A resolução abre caminho para que a temática seja debatida amplamente em escolas, universidades, comunidades indígenas, órgãos públicos e demais espaços de discussão, visando informar e conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres indígenas, bem como seu papel fundamental na preservação das tradições e da cultura indígena.

Compromisso

O projeto demonstra o compromisso de Daniel Almeida com as causas indígenas e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Além de proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências, tem o potencial de impulsionar políticas públicas que garantam o respeito aos direitos fundamentais dessas mulheres.

O parlamentar ressalta que todo o esforço e dedicação depositados na elaboração e aprovação deste projeto foram motivados pela importância de ouvir a voz das mulheres indígenas.

“Nosso intuito é valorizar suas histórias e conquistas, e colaborar para uma sociedade mais inclusiva. Espera-se que essa iniciativa seja amplamente adotada, impulsionando o debate e ações de apoio a causa”, conclui Almeida.

Agora aprovado na Aleam, o projeto segue para a sanção do Governador.

Responsável: Ketleuen Assan – (92) 999530-0122
Texto: Sharleny Mota

Foto: Gilson Melo

Artigo anterior‘Isso é outro país é?’, questiona gringo sobre jornais do Brasil falarem raramente da região Norte
Próximo artigoFlamengo define futuro de técnico Jorge Sampaoli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui