
O Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo Programa Bandeira Azul no Brasil, abriu em abril as inscrições para praias e marinas brasileiras que desejam obter a certificação internacional para a temporada 2026/2027. O Selo Bandeira Azul reconhece o cumprimento de rigorosos critérios de qualidade da água, gestão ambiental, segurança e educação ambiental.
Para as prefeituras, a inscrição de praias é o caminho para a certificação. Em casos onde a praia está localizada em unidades de conservação federais ou estaduais, a inscrição deve ser feita em conjunto com a União. Já os proprietários de marinas são os responsáveis por submeter seus estabelecimentos à avaliação.
Análise e Decisão
Os relatórios enviados com as candidaturas passarão por análise em maio. Neste mesmo mês, será realizada uma oficina sobre a premiação. Em junho, o júri nacional se reunirá para definir quais praias e marinas serão aprovadas.
As candidaturas selecionadas pelo júri nacional serão então submetidas ao júri internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para a decisão final. A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, destacou que as informações apresentadas serão checadas por meio de visitas técnicas às praias e marinas inscritas.
Critérios para a Certificação
O Selo Bandeira Azul, presente em 50 países, possui critérios adaptados às legislações nacionais, mas com princípios globais. Os principais pontos avaliados são:
- Qualidade da Água: Comprovada por meio de testes de balneabilidade.
- Gestão Ambiental: Avalia como o município gerencia resíduos e serviços de apoio aos usuários, como banheiros, estacionamento e postos de guarda-vidas.
- Educação Ambiental: Exige ações de informação e educação ambiental, sinalização educativa e envolvimento da comunidade, buscando a mudança de comportamento e a sustentabilidade.
- Segurança: Garante a presença de guarda-vidas, policiamento quando necessário e segurança dos equipamentos para uma experiência tranquila aos frequentadores.
Temporada Atual e Expansão
Na temporada 2025/2026, o Brasil conta com 60 Bandeiras Azuis, distribuídas entre 50 praias e dez marinas. Apesar de duas praias terem perdido o selo por descumprimento de determinações, Santa Catarina lidera o ranking nacional com 25 praias e cinco marinas certificadas.
Há expectativa de aumento no número de candidatos para a próxima temporada, com mais de 25 praias em fase piloto. A certificação foi criada na França em 1987 e chegou ao Brasil com as primeiras preparações em 2006, tendo a primeira praia aprovada em 2009.
Com informações da Agência Brasil







