29.1 C
Manaus
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Manaus Projeto ‘Trânsito na Escola’ da Prefeitura de Manaus ensina regras a alunos...

Projeto ‘Trânsito na Escola’ da Prefeitura de Manaus ensina regras a alunos da zona Oeste

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Garcitylzo do Lago e Silva, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, participaram nesta terça-feira (23/6) de mais uma edição do projeto “Trânsito na Escola”. A iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reuniu cerca de 120 estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 9 e 12 anos.

Conscientização e Prática no Trânsito

Durante o encontro, os alunos foram envolvidos em um bate-papo sobre o comportamento adequado no trânsito e as principais regras de segurança. A atividade prática incluiu simulações de travessia de rua e o aprendizado do “sinal da vida”, um gesto em que pedestres sinalizam a intenção de atravessar uma via.

“A educação viária deve começar na base para ter um impacto real a longo prazo”, afirmou Hanara Souza, chefe do setor de Educação do IMMU. Ela ressaltou que o ensino de práticas como o “sinal da vida” e as regras de travessia forma pedestres mais seguros no presente e motoristas mais conscientes no futuro, além de transformar as crianças em multiplicadoras de boas práticas em suas famílias. Souza destacou que a ação, apesar de simples, é eficaz na prevenção de acidentes de trânsito.

Atividades Lúdicas para o Aprendizado

Educadores do IMMU também proporcionaram aos estudantes atividades lúdicas desenvolvidas pelo instituto. Entre os jogos apresentados estavam o tapete pedagógico, jogo da matéria e jogo de adivinhação, que tornaram o aprendizado sobre trânsito mais dinâmico e interativo para as crianças.

Com informações da Prefeitura de Manaus