
A Prefeitura de Manaus, através da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), realizou uma blitz educativa na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste da capital, nesta segunda-feira (22/6). A iniciativa faz parte da campanha “Junho Violeta”, voltada para a conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, e também se integra à operação “Virtude”.
Equipes da FDT percorreram a região orientando moradores, comerciantes, trabalhadores e pedestres sobre os direitos dos idosos, os diferentes tipos de violência que podem afetar essa faixa etária e a importância do respeito e da valorização do envelhecimento.
“Junho Violeta” amplia alcance
O diretor-presidente da Fundação Doutor Thomas, Eduardo Lucas, ressaltou a importância de levar a campanha para locais de grande circulação. “Ao aproximarmos essa mensagem da população, fortalecemos a rede de proteção à pessoa idosa e incentivamos uma cultura de respeito, cuidado e valorização”, afirmou.
Ele destacou ainda o compromisso da gestão do prefeito Renato Junior com políticas públicas que garantam dignidade, segurança e qualidade de vida para os idosos de Manaus.
Comerciantes orientados a identificar violência
A ação também incluiu visitas a estabelecimentos comerciais para orientar lojistas e colaboradores sobre como identificar sinais de negligência, abandono, violência física, psicológica, patrimonial e outras violações de direitos. Foram distribuídos materiais informativos com canais de denúncia e serviços de proteção.
A comunidade local demonstrou receptividade, promovendo reflexões sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora para as pessoas idosas.
Ao longo do mês, a prefeitura tem realizado ações em diversas zonas da cidade para fortalecer a rede de proteção e garantir os direitos da pessoa idosa, aproximando informação e conscientização da população.
Com informações da Prefeitura de Manaus








