27.2 C
Manaus
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Manaus Prefeitura de Manaus acelera obras de drenagem e asfalto na Avenida Rodrigo...

Prefeitura de Manaus acelera obras de drenagem e asfalto na Avenida Rodrigo Otávio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensificou nesta segunda-feira (22/6) as obras de recuperação da rede de drenagem profunda e manutenção asfáltica na Avenida Rodrigo Otávio, localizada no bairro Japiim, zona Sul da capital. O objetivo principal da intervenção é aprimorar a mobilidade urbana, prevenir alagamentos e garantir maior segurança para os usuários da via.

A ação teve início com a desobstrução de uma caixa coletora, utilizando um caminhão hidrojato para a limpeza completa do sistema de drenagem. Durante a vistoria, as equipes constataram um expressivo acúmulo de resíduos descartados irregularmente, o que prejudicava o escoamento das águas pluviais e o funcionamento da tubulação.

Recuperação da drenagem e pavimentação simultâneas

Em seguida, as equipes iniciaram a recuperação da rede de drenagem profunda, com o uso de retroescavadeira para escavação mecânica. A intervenção busca restabelecer a eficiência do sistema, minimizando riscos de alagamentos e erosões, especialmente durante os períodos chuvosos.

Paralelamente, outra frente de trabalho da Seminf atua no trecho entre a Avenida Rodrigo Otávio e a Rua Pedrarias de Avilar. Nesta área, estão sendo realizados serviços de fresagem e recuperação asfáltica. Com o auxílio de uma minifresadora, o pavimento deteriorado é removido para a aplicação de nova massa asfáltica, assegurando maior durabilidade e melhores condições de trafegabilidade.

Compromisso com a infraestrutura urbana

O secretário municipal de Infraestrutura, Madson Rodrigues, ressaltou a importância da atuação integrada para oferecer soluções eficazes à população. “Estamos levando infraestrutura com planejamento, responsabilidade e resposta rápida para a população. O prefeito Renato Junior nos orienta diariamente a manter equipes nas ruas, atuando de forma preventiva e eficiente para solucionar problemas que impactam diretamente a vida das pessoas. Recuperar a drenagem e o pavimento de uma avenida tão importante como a Rodrigo Otávio significa oferecer mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para milhares de manauaras”, declarou o secretário.

Maria de Fátima de Souza, moradora da região, celebrou a iniciativa. “Nós só temos a agradecer à Prefeitura de Manaus por esse trabalho. Essa avenida é muito movimentada, então ver as equipes limpando os bueiros e recuperando o asfalto traz mais segurança e tranquilidade para todos nós”, afirmou a aposentada de 68 anos.

A Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana através de obras simultâneas em diversas zonas da capital, visando impactar positivamente o cotidiano dos cidadãos e construir uma cidade mais segura e eficiente.

Com informações da Prefeitura de Manaus