31.9 C
Manaus
terça-feira, 23 de junho de 2026
Manaus Guarda Municipal de Manaus prende suspeitos, resgata animais silvestres e atua na...

Guarda Municipal de Manaus prende suspeitos, resgata animais silvestres e atua na prevenção de incêndios

A Guarda Municipal de Manaus (GMM), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), registrou uma série de ocorrências relevantes na última segunda-feira, 22 de junho. As ações abrangeram a prisão de dois indivíduos por furto de fios e cabos de telefonia, o resgate de dois animais silvestres e uma intervenção para prevenir incêndios, totalizando atuações nas zonas Norte e Centro-Sul da capital.

Prisão por Furto de Fios e Cabos

Na zona Centro-Sul, durante um patrulhamento de rotina, a GMM foi alertada por um morador sobre a ação de dois indivíduos furtando fios e cabos de uma torre de telecomunicações. A equipe se deslocou prontamente ao local e efetuou a prisão dos suspeitos. Os envolvidos foram encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para as devidas providências legais.

Resgate de Animais Silvestres

Na zona Norte, o Patrulhamento Ambiental (Patam) da Guarda Municipal atendeu duas chamadas de resgate de animais silvestres. O primeiro resgate envolveu uma ave da espécie socó-boi (Tigrisoma lineatum), identificada como um filhote por sua plumagem característica. A segunda ocorrência foi o salvamento de um bicho-preguiça encontrado nas dependências da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ambos os animais foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para receberem os cuidados veterinários e os procedimentos adequados à sua espécie e condição.

Prevenção de Incêndio

Ainda na zona Norte, próximo ao Museu da Amazônia (Musa), a equipe do Patam identificou um princípio de incêndio. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que as chamas estavam descontroladas e sem pessoas nas proximidades. A ação de combate ao fogo foi bem-sucedida, eliminando o risco imediato e impedindo a sua propagação.

A Prefeitura de Manaus reafirma o compromisso com a atuação integrada para a proteção da população, da fauna silvestre e o fortalecimento das ações de conscientização e segurança na cidade.

Com informações da Prefeitura de Manaus