Início Manaus Capacitação de médicos da prefeitura de Manaus qualifica acesso à atenção especializada

Capacitação de médicos da prefeitura de Manaus qualifica acesso à atenção especializada

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está promovendo uma capacitação para médicos da rede básica com o objetivo de aprimorar o acesso dos usuários à atenção especializada. A iniciativa faz parte da estratégia de implementação das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), que visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e otimizar a integração entre os diferentes níveis de assistência.

A formação abrange oito OCIs pactuadas no âmbito da Semsa, focando em áreas como cardiologia, oftalmologia, ortopedia e oncologia. O curso detalha os critérios clínicos e administrativos para o encaminhamento à atenção especializada, além da importância do registro correto no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) para o processo regulatório.

Agilidade no atendimento oncológico e outras especialidades

Nas áreas de oncologia, as OCIs concentram-se nas etapas de investigação diagnóstica do câncer de colo do útero e de mama. A meta é concluir essas etapas em até 30 dias, permitindo um diagnóstico e tratamento mais rápidos. Para as demais especialidades, o prazo é de até 60 dias.

“As ofertas vão trazer um grande ganho, com a entrega dos resultados dos exames de colposcopia do colo do útero ou de biópsia da mama, e o encaminhamento da usuária para o ponto de atenção na rede especializada, dentro desses 30 dias. Isso vai favorecer a detecção e o diagnóstico precoce dos agravos”, explica Lúcia Freitas, chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa e facilitadora do curso.

Ampliação do escopo de cuidados especializados

A capacitação também aborda três OCIs cardiológicas, incluindo avaliação de risco cirúrgico, avaliação cardiológica inicial e síndrome coronariana crônica. Uma OCI oftalmológica focada na retinopatia diabética, complicação do diabetes que pode levar à cegueira, também faz parte do programa.

“Essas ofertas vão contribuir para a identificação e diagnóstico precoce dessas condições, bem como para otimizar o tratamento, sempre com ênfase na prevenção de complicações”, destaca Phamela Costa, chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes e também facilitadora.

Alcance e cronograma da capacitação

A formação, que teve início em 23 de janeiro, já capacitou 64 profissionais. A nova etapa do curso prevê alcançar até 240 médicos dos cinco distritos de saúde da Semsa, com a realização de quatro turmas. As atividades ocorrem na faculdade Martha Falcão Wyden, no turno vespertino, com a programação se estendendo até o final de fevereiro.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com