31.3 C
Manaus
quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Início Justiça Brasil formaliza pedido de extradição de Ramagem aos EUA após condenação por...

Brasil formaliza pedido de extradição de Ramagem aos EUA após condenação por trama golpista

O governo brasileiro oficializou o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) aos Estados Unidos. A informação foi comunicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (28).

O ofício enviado ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pela solicitação de extradição, detalha que o pedido foi entregue pela embaixada brasileira em Washington ao Departamento de Estado americano no dia 30 de dezembro de 2025. Não há previsão para a análise do pedido por parte das autoridades americanas.

Condenação e fuga para os EUA

Alexandre Ramagem, que atuou como diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro, foi condenado a 16 anos de prisão no âmbito da ação penal que investiga a trama golpista. Em setembro do ano passado, ele deixou o Brasil para evitar o cumprimento da pena, estabelecendo residência em Miami.

A fuga de Ramagem ocorreu mesmo após o STF ter emitido uma proibição para que ele deixasse o país durante o curso da investigação. Segundo a Polícia Federal, ele teria deixado o território nacional pela fronteira com a Guiana e embarcado para os Estados Unidos utilizando um passaporte diplomático que não estava sob apreensão judicial.

Perda do mandato parlamentar

No final do ano passado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a cassação do mandato de Alexandre Ramagem. A Constituição Federal estabelece que a perda do cargo de parlamentar deve ser declarada pela Casa em casos de condenação criminal.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com