Prefeita assina acordo com o Ipaam para capacitação de servidores em atividades de proteção da natureza
O município de Presidente Figueiredo é o primeiro do Amazonas a se credenciar junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para capacitar servidores públicos em atividades de prevenção, fiscalização, monitoramento e educação ambiental.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado pela prefeita Patrícia Lopes e o diretor diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente. Esse acordo permite uma parceria muito próxima entre a gestão municipal e a administração estadual, no que diz respeito à questão ambiental.
“Esse é um compromisso de campanha que está sendo cumprido. É um passo importante para a regularização ambiental de Presidente Figueiredo”, destacou Patrícia Lopes.
Pelo acordo técnico, o Ipaam vai oferecer treinamento aos servidores de Presidente Figueiredo na defesa ambiental, aumentando o número de pessoas envolvidas em atividades como o combate às queimadas, ao desmatamento e à preservação da floresta.
“O Ipaam possui uma sobrecarga de demandas e, com o apoio dos municípios, essa sobrecarga poderá ser amenizada. É o que estamos propondo nessa cooperação”, disse Juliano Valente, presidente do Ipaam.
Na prática, um técnico do Ipaam vai orientar um grupo de servidores que cada prefeitura vai indicar e, a partir dessa iniciativa, cada agente público pode se tornar um protetor ambiental e também um disseminar de educação ambiental.