Início Economia Produção de grãos do Brasil pode atingir recorde de 353,4 milhões de...

Produção de grãos do Brasil pode atingir recorde de 353,4 milhões de toneladas

A produção brasileira de grãos para a safra atual tem projeção de alcançar 353,4 milhões de toneladas, impulsionada principalmente pela expectativa de uma safra recorde de soja. As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras têm sido um fator determinante para o bom desempenho da oleaginosa.

Soja em alta

O levantamento aponta para uma safra de soja de 178 milhões de toneladas, um aumento de 6,5 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) informou que a colheita da soja já começou na maioria dos estados e atingiu 17,4% da área plantada, um índice superior ao do ano passado e ligeiramente abaixo da média histórica.

Em Mato Grosso, o maior produtor de soja do país, 46,8% da colheita já foi realizada, com produtividade próxima às estimativas iniciais.

Milho com ajustes

As projeções para a produção de milho indicam um recuo de 1,9% em comparação ao ciclo anterior, com uma safra total estimada em 138,4 milhões de toneladas. Apesar da redução geral, a primeira safra de milho apresenta crescimento de 7,2% na área plantada, chegando a 4 milhões de hectares, e um aumento de 7,1% na produção, totalizando 26,7 milhões de toneladas.

Para a segunda safra de milho, a área de cultivo é de 17,9 milhões de hectares, com produção projetada de 109,3 milhões de toneladas. A Conab prevê um novo incremento nas exportações e no consumo interno de milho na temporada 2025/26.

Arroz e feijão enfrentam desafios

No caso do arroz, a expectativa é de uma redução de 11,6% na área de cultivo, totalizando 1,6 milhão de hectares. O Rio Grande do Sul, principal produtor, já está com as lavouras em desenvolvimento, e a recuperação dos mananciais tem sido positiva. A produção estimada de arroz é de 10,9 milhões de toneladas.

A produção de feijão, somadas as três safras, deve ficar em torno de 3 milhões de toneladas. A primeira safra prevê redução de 11,4% na área plantada, com produção estimada em 967,2 mil toneladas.

Algodão segue o ritmo

A produção de algodão para a safra atual está estimada em 3,8 milhões de toneladas, em uma área de 2 milhões de hectares, 3,2% menor que na safra anterior. A Conab informa que 88,1% das áreas destinadas à produção de pluma já foram semeadas.

Com informações da Conab

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com