
A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou 0,33% em janeiro, mesmo índice observado em dezembro. O resultado mantém o indicador dentro do limite de tolerância da meta estabelecida pelo governo.
A alta dos preços da gasolina foi o principal motor do índice em janeiro, respondendo por 0,10 ponto percentual (p.p.) do resultado. Em contrapartida, a queda nos preços da conta de luz contribuiu para frear a inflação, com um impacto de -0,11 p.p.
IPCA acumula 4,44% em 12 meses
Com o desempenho de janeiro, a inflação acumulada nos últimos 12 meses atingiu 4,44%. Este valor está dentro do intervalo de tolerância da meta de inflação, que varia entre 1,5% e 4,5%, com centro em 3%. Desde novembro do ano passado, o IPCA tem se mantido dentro dessa margem.
Meta de inflação e projeções
A meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com uma margem de flutuação de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. A avaliação da meta é feita em períodos de 12 meses corridos. As instituições financeiras, segundo o Boletim Focus do Banco Central, projetam que o IPCA feche o ano em 3,97%.
O que é o IPCA
O IPCA é o índice oficial de inflação do Brasil e mede a variação do custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. A coleta de preços abrange 377 produtos e serviços em dez regiões metropolitanas e outras seis capitais.
Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)







