
A Caixa Econômica Federal realizou nesta segunda-feira (19) o pagamento antecipado do Bolsa Família para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 5. A liberação ocorreu de forma unificada em 176 cidades de nove estados brasileiros.
A antecipação do benefício foi direcionada a municípios que enfrentaram situações de emergência, como secas e chuvas intensas, ou que abrigam populações indígenas em situação de vulnerabilidade. O Rio Grande do Norte foi o estado com o maior número de cidades contempladas, totalizando 120 municípios que sofrem com a estiagem.
Cidades e Estados Beneficiados
Além do Rio Grande do Norte, o pagamento antecipado do Bolsa Família chegou a cidades na Bahia (29), Sergipe (10), Roraima (6), Paraná (4), Amazonas (3), Piauí (2), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). A lista completa dos municípios com o pagamento adiantado está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Mudanças no Bolsa Família
Desde o início de 2024, os beneficiários do Bolsa Família não sofrem mais o desconto do Seguro Defeso. Essa alteração, estabelecida pela Lei 14.601/2023, que reestruturou o Programa Bolsa Família (PBF), desvinculou o benefício do seguro pago a pescadores artesanais durante o período de reprodução dos peixes (piracema).
Regra de Proteção e Auxílio Gás
Em janeiro, aproximadamente 2,44 milhões de famílias se encontram sob a Regra de Proteção. Essa norma permite que famílias que conseguiram melhorar sua renda, com cada membro recebendo até meio salário mínimo, continuem recebendo 50% do valor do benefício por até dois anos. No entanto, a duração máxima de um ano para a permanência na regra de proteção, para novas adesões a partir de junho de 2025, foi recentemente alterada.
O pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que possuem ao menos um membro com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não ocorreu neste mês. O repasse, que é bimestral, será retomado em fevereiro. A prioridade no recebimento é dada a mulheres responsáveis pelo lar e vítimas de violência doméstica.
Com informações da Agência Brasil







