Junto com o lançamento do iPhone 15, a Apple revelou a data de chegada do iOS 17, seu novo sistema operacional: 18 de setembro. A partir de segunda-feira, ele já poderá ser baixado em todos os iPhones a partir do XR e XS, de 2018.
Sempre que um novo sistema operacional é lançado, aparelhos antigos param de receber atualizações. No ano passado, com o iOS 16, os “aposentados” foram os iPhones 6S, 7 e 7 Plus. Agora, seguindo o cronograma, os modelos 8, 8 Plus e X, de 2017, ficaram de fora.
O fato de não receberem mais atualizações não quer dizer que os aparelhos serão inutilizados, apenas não vão conseguir usar o novo iOS nem terão recursos de segurança em dia. Mas, com o passar do tempo, vão perdendo suporte para alguns apps.
Esta é uma informação importante na hora de comprar um novo iPhone: eles costumam receber atualização de sistema por cinco ou seis anos. Assim, o iPhone 11 deixa de ser uma boa compra. Lançado em 2019, ele deve ter apenas mais uma atualização de sistema.
Já o 12 ainda tem dois anos de sobrevida e faz sentido apenas em uma promoção bacana — se puder, já vá para o 13. Ou seja, a melhor dica é escolher o mais recente que couber em seu bolso.
Veja a lista de compatibilidade com o iOS 17:
- iPhone 8 e 8 Plus: não compatíveis
- iPhone X: não compatível
- iPhone XS, XS Max, XR: compatíveis
- iPhone SE (2020) e SE (2022): compatíveis
- iPhones das linhas 11, 12, 13, 14 e 15: compatíveis
Fonte: UOL
Foto: Divulgação