Início Cultura Mestre Ciça, homenageado da Viradouro, comanda bateria campeã no Desfile das Campeãs

Mestre Ciça, homenageado da Viradouro, comanda bateria campeã no Desfile das Campeãs

O público do Rio de Janeiro e turistas terão a chance de reviver a glória do carnaval neste fim de semana com o Desfile das Campeãs. Sábado (21), a partir das 21h, o sambódromo receberá as seis primeiras colocadas do grupo especial, culminando com a apresentação da Unidos do Viradouro, grande campeã deste ano.

Mestre Ciça: o coração da Furacão Vermelho e Branco

A noite de celebração na Marquês de Sapucaí será especial para Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça. Ele é o protagonista do enredo que levou a Unidos do Viradouro ao título, uma homenagem em vida a um dos pilares da agremiação de Niterói. O desfile original, que consagrou a escola pela quarta vez, ocorreu na última segunda-feira (16).

Uma vida dedicada ao samba

Completando 70 anos em julho, Mestre Ciça acumula 55 anos de dedicação ao carnaval. Sua trajetória é vasta, passando por diversas funções em diferentes escolas, o que lhe rendeu o reconhecimento de “mestre dos mestres” entre seus colegas.

A importância da bateria no desfile

À frente da bateria “Furacão Vermelho e Branco”, Ciça comanda a alma da escola de samba. “Quem faz o andamento, quem imprime ritmo ao enunciado do samba enredo, é a bateria”, explica o sociólogo Rodrigo Reduzino, pesquisador do carnaval carioca.

Para Reduzino, a bateria é mais que um componente vital: “Pode ser que – a bateria seja como o coração. Mas também é parte integrante de um corpo, de um sistema como um todo.” Mestres como Ciça possuem um “saber intelectual ancestral” para conduzir a orquestra, guiando o ritmo ideal para a evolução da escola.

Esse conhecimento não se adquire rapidamente. “O samba não se “aprende no colégio”, como cantava Noel Rosa. Instruções e entendimentos que “são passados na oralidade, na vivência, na experiência junto aos seus cotidianamente. E a continuidade da sua ancestralidade que imprime a marca da bateria”, finaliza o pesquisador.

As escolas que se reapresentam são, em ordem: Mangueira (6ª), Imperatriz Leopoldinense (5ª), Salgueiro (4ª), Vila Isabel (3ª), Beija-Flor (2ª) e Unidos do Viradouro (1ª).

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com