Início Brasil Resgates no mar do RJ ultrapassam mil durante o Carnaval; saiba como...

Resgates no mar do RJ ultrapassam mil durante o Carnaval; saiba como se proteger

Desde sexta-feira (13), mais de mil pessoas foram resgatadas por salva-vidas nas praias do estado do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros ampliou o número de agentes em todo o litoral para atender ao aumento de banhistas durante o período de Carnaval. Postos móveis e drones com câmeras térmicas auxiliam na segurança.

Orientações para um banho de mar seguro

O tenente-coronel Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, destaca a importância de observar as bandeiras que sinalizam o perigo na água. Recomenda-se o mergulho em locais com bandeira verde e próximos a postos de salva-vidas.

O que fazer em caso de corrente de retorno?

Bandeiras vermelhas geralmente indicam a presença de valas ou correntes de retorno. Nestes locais, o mergulho é proibido. Caso seja pego por uma corrente de retorno, a orientação é nadar para os lados até alcançar águas mais rasas e a força das ondas. Para quem não sabe nadar, acenar com os braços é o sinal para pedir ajuda aos guarda-vidas.

Riscos adicionais e cuidados essenciais

O perigo no mar aumenta consideravelmente à noite e após o consumo de álcool. “Álcool e mergulho não combinam. O nosso equilíbrio e o nosso reflexo ficam muito prejudicados e a chance de afogamento é muito grande”, alerta Contreiras. O banho noturno, com visibilidade reduzida, também eleva drasticamente o risco de afogamento.

Áreas com pedras e encostas também representam perigo. Mergulhar nesses locais pode causar lesões graves. Mesmo um contato breve para tirar fotos pode resultar em quedas ou em ser arrastado pelas ondas.

Com informações do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com