
A maior parte do Brasil deve enfrentar chuvas intensas nesta quarta-feira (11), com destaque para o Centro-Oeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As regiões Norte e Sudeste, além do oeste do Nordeste (Maranhão, Piauí e oeste da Bahia), também registrarão precipitações que podem atingir 50 milímetros (mm), acompanhadas de ventos de até 60 km/h.
Alerta máximo no Sul
O Rio Grande do Sul está sob alerta de perigo de tempestade até quinta-feira (12), especialmente nas áreas ao sul do estado. Nessas localidades, o volume de chuva pode chegar a 100 mm em 24 horas. No restante do Rio Grande do Sul, as tempestades serão menos intensas, com volumes de até 50 mm e ventos de até 60 km/h. Há expectativa de queda de granizo em todo o estado gaúcho, assim como no Paraná e em Santa Catarina.
Previsão para sexta-feira e perigo potencial
Na sexta-feira (13), a Região Sul e o extremo sul do Mato Grosso do Sul devem registrar tempestades com chuvas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h. Adicionalmente, há um perigo potencial de chuvas intensas de hoje até sexta-feira em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, com volumes diários de até 50 mm e ventos de 60 km/h.
O Inmet já havia emitido alertas para áreas do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Minas Gerais, com previsão de volumes chuvosos de até 100 mm e ventos de até 100 km/h.
Com informações da Agência Brasil







