
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, esteve em Anamã e Anori neste sábado (21/02) para a entrega de cartões do Auxílio Estadual a novos beneficiários. Com a ampliação do programa, que teve início em 2025, um total de 2,6 mil famílias nestes dois municípios passam a receber o benefício, criado em 2021.
Expansão do Auxílio Estadual e Dignidade Menstrual
A iniciativa visa alcançar 30 mil novas famílias em todo o estado. Durante a agenda, o vice-governador também participou de outras ações voltadas ao fortalecimento das políticas estaduais de assistência social. Foram entregues 2,4 mil absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade, como parte do programa Dignidade Menstrual.
Incentivo ao produtor rural e combate à fome
Em Anamã, foram entregues Cartões de Produtor Rural (CPP) e registros do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Essas ações visam ampliar o acesso dos produtores locais ao crédito rural e a projetos de desenvolvimento agrícola. A agricultora Neide Santos, beneficiada com o CPP, destacou a importância do documento para o acesso a programas governamentais e descontos.
Investimentos em infraestrutura e saúde
Tadeu de Souza ressaltou o compromisso da gestão do governador Wilson Lima em expandir o acesso da população do interior às políticas públicas. Ele mencionou investimentos recentes em infraestrutura e saúde, como a iluminação completa em Anamã e Anori, a instalação de salas de Telessaúde com 17 especialidades médicas e a pavimentação de mais de 20 ruas em Anori.
“Isso é uma demonstração do quanto o Governo do Estado planeja e tem soluções para quem vive e mora no interior. É um governo que cuida e protege as pessoas”, afirmou o vice-governador.
Auxílio Estadual: maior programa de transferência de renda do Amazonas
O Auxílio Estadual Permanente é considerado o maior programa de transferência de renda da história do Amazonas. Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome (Seas), o programa atende 300 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado, com um pagamento mensal de R$ 150.
A doméstica Herlen Barroso, moradora de Anamã e beneficiada com o novo cartão, expressou sua satisfação: “É um complemento importante para nós, que vai nos auxiliar nos materiais escolares dos nossos filhos, vai nos auxiliar no nosso rancho e em outras coisas que a gente precisa. É uma coisa muito gratificante. Eu tô super feliz”.
Presenças ilustres na agenda
Acompanharam o vice-governador os deputados estaduais Abdala Fraxe e João Luiz, o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa), Alessandro Cohen, a secretária executiva adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Seas, Lane Edwards, e o secretário executivo do Interior da Segov, Cássio do Espírito Santo. Autoridades locais também estiveram presentes.
Com informações da Agência Amazonas







