
O Amazonas registrou em janeiro de 2026 o menor número de roubos de celular dos últimos sete anos, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A queda foi de 47% em comparação ao mesmo período de 2025, um resultado atribuído aos investimentos do Governo do Estado na segurança pública.
Em janeiro de 2025, o estado havia contabilizado 1.789 roubos de celular. No mesmo mês de 2026, esse número caiu para 952. A redução é ainda mais expressiva quando comparada a janeiro de 2020, que registrou 2.321 casos, alcançando uma diminuição de 59%.
Ações estratégicas impulsionam queda
Para o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), a criação do Programa RecuperaFone e o fortalecimento do policiamento ostensivo e preventivo nas ruas são fatores cruciais para essa melhora.
“Logo após a criação do RecuperaFone, os números já apresentaram uma queda e essa redução registrada em janeiro é ainda maior, o que nos deixa ainda mais motivados, porque sabemos que estamos trabalhando e gerando resultados. E, além de reduzir os crimes, estamos recuperando esses aparelhos e devolvendo aos seus verdadeiros donos”, afirmou Hitotuzi.
Somente em 2025, o Amazonas recuperou 7,5 mil celulares. O delegado adiantou que novos editais serão lançados nos próximos dias para a devolução dos aparelhos aos seus proprietários, com mais de cinco editais já publicados.
Investimentos e tecnologia a serviço da segurança
Lançado em setembro de 2024 pelo Governo do Amazonas, o RecuperaFone opera em sede própria e utiliza tecnologia avançada para identificar celulares com restrição de roubos e furtos, aproximando-se da marca de oito mil aparelhos recuperados.
Além do programa, o Governo do Amazonas intensificou o policiamento ostensivo e preventivo com a inclusão de mil novos policiais militares e a atuação de 500 militares em formação, que já estão nas ruas com novas viaturas equipadas com o Sistema Paredão.
O RecuperaFone também conta com o apoio do Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurcc), coordenado pela Polícia Civil (PC-AM). O Nurcc já desarticulou 24 grupos criminosos especializados em roubos ao transporte público, que frequentemente visavam aparelhos celulares.
Com informações da assessoria







