
Parintins, no Amazonas, sediou nesta quarta-feira (18/02) a terceira edição de um mutirão de cirurgia de catarata. A ação, resultado da parceria entre o programa estadual Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar, coordenado pelo deputado estadual Delegado Péricles, já beneficiou um total de 430 pacientes.
Na etapa mais recente, 140 pessoas passaram pela triagem pré-cirúrgica. Os pacientes considerados aptos tiveram suas cirurgias agendadas imediatamente. Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Padre Colombo, unidade da rede estadual de saúde, e seguem até a próxima segunda-feira (23/02).
Parceria visa ampliar o acesso à saúde no interior
A secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, esteve presente no início do mutirão e ressaltou a importância da colaboração.
“Nossa meta com o Opera+ Amazonas é ampliar acesso e reduzir o tempo de espera. A parceria com o projeto Novo Olhar tem nos ajudado a levar essa ampliação de acesso, que já acontece na capital, onde já não temos fila, também para os municípios”, declarou Maksoud.
Impacto social da devolução da visão
O deputado Delegado Péricles destacou o impacto social das cirurgias oftalmológicas.
“Ao devolver a visão, estamos mudando a vida das pessoas e de suas famílias, ajudando a oferecer dignidade, autonomia e qualidade de vida para todos que precisam desse apoio”, afirmou o parlamentar.
Opera+ Amazonas e descentralização da saúde
O programa Opera+ Amazonas tem como objetivo realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas em todo o estado. A iniciativa busca descentralizar o acesso à saúde e fortalecer a capacidade de atendimento regional, evitando que pacientes precisem se deslocar para Manaus.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias







