27.4 C
Manaus
sábado, 27 de junho de 2026
Amazonas Nayara Maksoud destaca avanços da saúde do Amazonas em congresso nacional do...

Nayara Maksoud destaca avanços da saúde do Amazonas em congresso nacional do SUS

A secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, será um dos principais destaques do 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS, que ocorre em São Luís (MA) de 11 a 13 de maio. O evento reunirá gestores de saúde dos estados do Norte e Nordeste, além de representantes do Ministério da Saúde, para debater os desafios e as especificidades regionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Protagonismo do Amazonas nos debates do SUS

Nayara Maksoud foi convidada para participar de três momentos cruciais na programação do congresso, evidenciando o protagonismo da gestão amazonense nas discussões sobre regionalização, equidade e acesso à saúde. Com mais de duas décadas de experiência na saúde pública do Amazonas, incluindo atuação em áreas indígenas e ribeirinhas, a secretária é reconhecida nacionalmente por sua defesa de políticas públicas voltadas para a Amazônia.

Avanços em foco: Telessaúde, carretas e UTI aérea

Durante sua participação, Maksoud apresentará os avanços que estão transformando a oferta de serviços de saúde no estado. Entre os destaques estão a expansão da Telessaúde para 100% da população, o uso de carretas de saúde e o Barco Hospital São João XXIII para descentralizar exames, consultas e cirurgias, além da operação do maior serviço de UTI Aérea da América Latina.

Discussões estratégicas sobre regionalização e diversidades amazônicas

O convite do Ministério da Saúde ressalta a importância da secretária nas discussões sobre os “Desafios da Regionalização no SUS à luz das agendas estratégicas vinculadas à Atenção Primária, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde e Saúde Indígena”. Maksoud participará da mesa de abertura e mediará uma mesa principal com secretários do Ministério da Saúde. No dia 12 de maio, ela integrará um debate sobre “O Papel das Regiões Norte e Nordeste na Consolidação do SUS”.

“Fazer saúde no Amazonas exige compreender as singularidades do nosso território, respeitar as populações indígenas, ribeirinhas e do interior, além de construir soluções inovadoras para garantir acesso e equidade. Poder compartilhar essas experiências em um espaço tão importante para o SUS é também uma forma de contribuir para o fortalecimento da saúde pública em todo o país”, afirmou Nayara Maksoud.

A participação de Maksoud reforça o reconhecimento nacional à gestão da saúde do Amazonas, especialmente pela capacidade de criar soluções adaptadas à realidade amazônica e promover um SUS mais equitativo e eficiente.

Com informações da Agência Amazonas