26.3 C
Manaus
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
Início Amazonas Governo Presente leva mais de 7,3 mil atendimentos à zona rural de...

Governo Presente leva mais de 7,3 mil atendimentos à zona rural de Manaus

Mais de 7,3 mil atendimentos foram realizados durante a 30ª edição do Programa Governo Presente, realizado no último sábado (31/01) na Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. A iniciativa, que contou com a participação de mais de 30 órgãos estaduais, levou uma gama de serviços essenciais para a população urbana e cerca de 15 comunidades rurais e ribeirinhas.

O programa, coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Sedurb, UGI e Casa Civil, com apoio da Secretaria de Educação, visa aproximar o governo da população, oferecendo cidadania de forma rápida e acessível. O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou a importância da ação para garantir o acesso às políticas públicas.

Entre os serviços mais procurados estavam a emissão de documentos, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) realizando cerca de 644 atendimentos. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ofereceu serviços de beleza, como manicure e corte de cabelo, totalizando 280 atendimentos.

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 949 consultas presenciais e teleconsultas, além de exames e aferição de pressão e glicemia. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) prestou 40 atendimentos, com 160 testagens rápidas para ISTs e distribuição de preservativos e gel lubrificante. A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), através do Castramóvel, disponibilizou 301 senhas para castração de cães e gatos.

Serviços de cidadania também foram oferecidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que atendeu cerca de 1.271 pessoas com emissão de declarações, regularização de CPF, apoio psicológico, social e jurídico, além de microcrédito. A Secretaria de Educação e Desporto Escolar disponibilizou serviços de agendamento do Provão Eletrônico e atualização de cadastro de alunos.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ofereceu serviços como licenciamento, transferência de veículos e emissão do CRLV-e, além de inscrições gratuitas em cursos.

No setor de empreendedorismo e crédito, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) apresentou o Mais Crédito Amazonas e o Programa Limpa Crédito. A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) atendeu 386 pessoas com o Programa Crédito Rosa, orientações para o Projeto Padaria Artesanal e entrega de kits de absorventes. A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) realizou 52 atendimentos para renegociação de dívidas habitacionais e auxílio no pré-cadastro do Programa Amazonas Meu Lar.

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) prestou orientações e abriu processos de regularização fundiária. Para bem-estar e lazer, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) ofereceu atendimentos ambulatoriais de fisioterapia e triagem para diversas modalidades. A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) promoveu ações educativas sobre envelhecimento saudável, e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa levou atividades recreativas e a Feira de Economia Criativa.

Outros serviços incluíram a distribuição de 4,5 toneladas de tambaqui pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e a Feira de Produtos Regionais, que atendeu mil pessoas. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) ofereceu orientação técnica a produtores rurais. A Fundação Amazonprev realizou recadastramento de aposentados e pensionistas. O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) esclareceu dúvidas sobre relações de consumo, e a Controladoria Geral do Estado (CGE) divulgou mecanismos de auditoria e participação social. A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) auxiliou na inscrição da Carteira de Trabalho Digital e encaminhamento para vagas de emprego. Por fim, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) disponibilizou água tratada.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com