
O município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) recebeu nesta quinta-feira a inauguração de um novo Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), entregue pelo governador Wilson Lima. A estrutura, que leva o nome da professora Maria das Graças Lima de Melo, é a 14ª do tipo entregue pela atual gestão desde 2019 e tem capacidade para atender 920 alunos, oferecendo um ambiente educacional moderno e integrado.
A professora Maria das Graças Lima de Melo, nascida e criada em Autazes, dedicou sua vida ao magistério, contribuindo com projetos pioneiros de inclusão e atuação na área cultural. A homenagem ressalta seu legado na educação local.
“Obras como essa daqui são instrumentos poderosos para transformar a vida das crianças e dos adolescentes. Estamos entregando essa escola no padrão de todas as outras e com todo conforto que possam precisar”, destacou o governador Wilson Lima durante a cerimônia.
A expectativa é alta entre os estudantes. Dafne Serrão, aluna do 6º ano do ensino fundamental, comemorou a oportunidade de estudar no novo espaço. “Espero que meu estudo aqui seja maravilhoso, porque na minha escola já era bom, mas aqui vai ser ainda melhor. Acho que vou aproveitar tudo daqui, porque é uma nova escola, com vários espaços e com novas matérias”, disse a estudante.
Para a mãe de Dafne, Itarglane Siqueira, de 51 anos, a chegada de uma escola de tempo integral ao município é motivo de grande alegria. “Ela chegou comigo e disse que queria estudar aqui no Ceti, aí eu já corri atrás e consegui matricular ela aqui. Para mim é ótimo, porque vejo que ela está muito empolgada e sempre foi uma boa aluna”, relatou Itarglane.
Estrutura do Ceti
O Ceti de Autazes conta com uma infraestrutura completa, projetada para o desenvolvimento integral dos alunos. Entre os espaços, destacam-se uma sala de informática, refeitório, Espaço Maker, consultório odontológico e duas salas de recursos especiais. Para a prática esportiva e cultural, a escola dispõe de quadra poliesportiva, piscina, duas salas de artes marciais e duas salas de música, além das 22 salas de aula.
A estrutura administrativa e de apoio inclui duas secretarias, enfermaria, sala de atendimento, recepção, sala de arquivo, diretoria, almoxarifado, sala dos professores, uma sala de aula/TV Escola, depósito de material didático, coordenação setorial e 11 banheiros, incluindo um exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCD).
Setores primário e social
Além da educação, o governador Wilson Lima também direcionou investimentos para os setores primário e social em Autazes. Foram entregues 15 cadeiras de rodas para Pessoas com Deficiência (PCDs) pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), reforçando a política de inclusão.
“Essa é uma ação que me toca muito de zerar fila de cadeiras de rodas. Em Manaus nós já zeramos e estamos fazendo isso também no interior. E onde tiver um cidadão e uma cidadã no estado do Amazonas precisando de uma cadeira de rodas, nós iremos chegar”, afirmou o governador.
Para o setor primário, a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) entregou produtos regionais a uma instituição do município, materiais e insumos agrícolas, e realizou o repasse de cheques do programa +Crédito Amazonas Feirantes. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) também participou, entregando 260 documentos rurais a agricultores familiares e produtores rurais da região.
Com informações da assessoria







