
O governador Roberto Cidade anunciou, nesta terça-feira (23/06), a concessão do reajuste de 4,14%, referente à data-base de 2026, para os servidores da Educação do Amazonas. A medida visa reforçar o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos profissionais da rede estadual de ensino e o fortalecimento da educação pública em todo o estado.
O reajuste será pago ainda neste mês de junho. Os valores retroativos, a contar de março, serão quitados em duas parcelas, previstas para julho e agosto, conforme anunciou o governador.
Estudos para pagamento do Fundeb
Além do reajuste salarial, o governador Roberto Cidade informou que o Governo do Estado está em fase de estudos para avaliar a viabilidade do pagamento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) aos profissionais da Educação até o fim deste ano.
A iniciativa busca assegurar o cumprimento dos mecanismos de valorização previstos para os trabalhadores da educação, integrando o conjunto de ações desenvolvidas pela gestão estadual para fortalecer a rede pública de ensino.
Maior concurso da história da educação estadual
Durante a agenda, o governador também anunciou a realização do maior concurso público da história da educação estadual, com 7.862 vagas para a capital e o interior.
O certame contemplará diversos cargos, incluindo professores, pedagogos, merendeiros, psicólogos, assistentes sociais, engenheiros e outros profissionais de suporte educacional. Haverá vagas exclusivas para candidatos indígenas.
Atualmente, a rede estadual de ensino atende mais de 380 mil estudantes em 612 escolas, contando com 24.171 professores.
Com informações da Agência Amazonas








