
A primeira noite do Carnaboi 2026, que integra a programação do Carnaval na Floresta, atraiu multidões ao Sambódromo de Manaus nesta sexta-feira (20/02). O evento, promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, celebrou a rica cultura amazonense e deu o pontapé inicial para a aguardada temporada bovina.
Cultura e religiosidade em sintonia
Com o tema “Boi-Bumbá, Brinquedo de São João”, a abertura do Carnaboi uniu artistas dos bois Caprichoso e Garantido em uma celebração da identidade cultural e da fé do povo amazonense. O secretário de Cultura, Caio André, destacou a importância do evento como um termômetro para o Festival de Parintins.
“O Carnaboi 2026 reafirma que nossa cultura é viva e indissociável da nossa identidade. Ao trazermos o tema do ‘Brinquedo de São João’, conectamos gerações e mostramos que o bumbá é, acima de tudo, uma expressão de fé e resistência do povo amazonense. Este é o pontapé inicial de uma temporada que promete ser histórica para o nosso turismo e economia criativa”, afirmou o secretário.
Artistas e torcidas em festa
A programação contou com apresentações dos bois de Manaus, Tira Prosa e Corre Campo, seguidos por shows de cantores dos bois de Parintins, que animaram as galeras azul e vermelha. O show principal reuniu itens oficiais do Boi Caprichoso e Boi Garantido, com a participação de torcidas organizadas, grupos de dança e das baterias Marujada de Guerra e Batucada.
Caetano Medeiros, amo oficial do Boi Caprichoso, ressaltou a importância do Carnaboi para unir e fortalecer os torcedores. “O Carnaboi é fundamental porque é nesse momento que a galera começa a se unir e a se fortalecer para enfrentar o adversário. Pelo espetáculo que apresentamos no palco, já dá para perceber que testamos surpresas e elementos que podem, sim, ser aprimorados e levados ao Bumbódromo”, destacou.
Hellen Veras, cantora e compositora do Boi Garantido, celebrou o evento como o início da temporada em Manaus. “O Carnaboi é um grande início para a festa que acontece em Parintins, o Festival de Parintins. Parabenizo o secretário de Cultura do Estado e todos os envolvidos na realização deste grande evento, que marca o começo do maior espetáculo da terra”, comentou.
Paixão pelos bois
A energia dos torcedores tomou conta do Sambódromo, com demonstrações vibrantes de amor aos bumbás. Lucas Fialho, torcedor do Boi Caprichoso, destacou a tradição familiar de participar do evento. “Desde que me entendo por gente eu venho para o Carnaboi. É um evento que vale muito a pena, principalmente para valorizar a nossa cultura e o meu boi. É uma oportunidade de manter viva essa tradição”, afirmou.
Pela primeira vez no evento, Ítalo Lima, torcedor do Boi Garantido, se emocionou com a atmosfera. “É a minha primeira vez aqui e é uma emoção indescritível. O Carnaval não é muito a minha praia, mas graças ao convite de amigos eu estou aqui. Estou adorando a energia e, com o início da temporada bovina, posso dizer que tudo começou para mim de novo”, comentou.
Programação continua
A programação gratuita do Carnaboi segue neste sábado (21/02), a partir das 19h, no Sambódromo de Manaus. O evento contará com diversas atrações musicais, incluindo apresentações de artistas renomados e a participação especial dos bois Caprichoso e Garantido.
Com informações da Agência Amazonas







